Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee1Bukowski, Chaiane-
dc.contributor.referee2Bertolassi, Jonas-
dc.creatorBolis, Maisa Paula-
dc.date2024-06-26-
dc.date.accessioned2024-10-07T18:34:42Z-
dc.date.available2024-07-17-
dc.date.available2024-10-07T18:34:42Z-
dc.date.issued2024-06-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7831-
dc.description.abstractThe present work consists of analyzing the practice of supervised internship in the early years of elementary school, carried out by the author in 2023, referring to the emotional development of children in the school environment during this internship experience. It aims to investigate and identify the possibilities of pedagogical proposals for the development of emotional education in the initial years of elementary school, based on the experience of the supervised internship in the Pedagogy course. The research was articulated around the concept of children and emotions, based on planning some pedagogical proposals that can be carried out in a school environment by the teacher, with a well-defined methodology, establishing learning resources and promoting cooperation between everyone. The methodology used to prepare the work was through literature research and documentary analysis, under an exploratory-interpretative approach. The result of the research is based on planning as the children being the subject of their development, through active participation with the group, in which pedagogical proposals organized into three modules were developed, such as: taking care of oneself, taking care of others and take care of the imagination, so that teachers can develop it with children in a school environment in the future. The study enabled a good analysis of the types of proposals that can be applied with the aim of embracing the emotions brought by each child, enabling social and personal development. In addition to pedagogical proposals, we must provide children with spaces for exploration, imagination and creation.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em analisar a prática do estágio supervisionado em Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que foi realizada pela autora no ano de 2023, referente ao desenvolvimento emocional das crianças no ambiente escolar durante a experiência do estágio. Tem como objetivo investigar e identificar as possibilidades de propostas pedagógicas para o desenvolvimento da educação emocional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da experiência do estágio supervisionado no curso de Pedagogia. A pesquisa foi articulada em torno dos conceitos de criança e emoções, a partir de um planejamento de algumas propostas pedagógicas que possam ser realizadas em um ambiente escolar pelo(a) professor(a), com uma metodologia bem definida, estabelecendo os recursos de aprendizagens e promovendo a cooperação entre todos. A metodologia utilizada para a elaboração do trabalho foi uma pesquisa bibliográfica e uma análise documental, sob a abordagem exploratória-interpretativa. O resultado da pesquisa constitui-se a partir de um planejamento que visa à criança como sujeito do seu desenvolvimento, por meio de participação ativa com o grupo, em que foram elaboradas propostas pedagógicas organizadas em três módulos, como: cuidar de si, cuidar do outro e cuidar do imaginário, para, futuramente, professores desenvolverem com as crianças em um ambiente escolar. O estudo possibilitou uma boa análise a partir de tipos de propostas que podem ser aplicadas com o objetivo de acolher as emoções trazidas por cada criança, possibilitando um desenvolvimento social e pessoal. Para além de propostas pedagógicas, devemos oportunizar às crianças espaços para explorações, imaginação e criação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-18T15:45:15Z No. of bitstreams: 1 BOLIS.pdf: 779392 bytes, checksum: b47ecbc325822dc48c8105fd1bf52c57 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-10-07T18:34:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BOLIS.pdf: 779392 bytes, checksum: b47ecbc325822dc48c8105fd1bf52c57 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-07T18:34:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BOLIS.pdf: 779392 bytes, checksum: b47ecbc325822dc48c8105fd1bf52c57 (MD5) Previous issue date: 2024-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectAnos Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectPropostas pedagógicaspt_BR
dc.titleAs crianças e o desenvolvimento emocional no ambiente escolarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOLIS.pdf761,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.