Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7844
Type: Monografia
Title: As definições de filosofia e arte segundo Gilles Deleuze e Félix Guattari: da criação singular aos encontros entre os saberes
Author: Ames, Rômulo da Silva
First advisor: Silva, Ilton Benoni da
metadata.dc.contributor.referee1: Eidt, Celso
metadata.dc.contributor.referee2: Pichler, Nadir Antônio
Resume: O presente trabalho analisa as questões referentes à natureza da atividade filosófica e artística conforme apresentadas e desenvolvidas por Gilles Deleuze e Félix Guattari na obra O que é a filosofia? através de hipóteses de intérpretes brasileiros sobre a filosofia dos autores franceses. Uma vez que a definição elementar e comum dos dois saberes é a criação singular e específica, a problemática envolvida nesta temática diz respeito à maneira como Deleuze constitui sua própria filosofia. Diante disso, o trabalho sustenta que filósofo francês se apropria de recursos não filosóficos para construir sua filosofia, demonstrando a possibilidade e a maneira legítima de realizar estes encontros. Pela necessidade de demonstrar essas relações, o primeiro capítulo apresenta as considerações dos autores a respeito da natureza da atividade filosófica, suas operações e especificidades. No segundo capítulo, o trabalho analisa as especificidades e o que garante à arte uma criação singular. No último capítulo deste trabalho condensa-se os fundamentos dos dois primeiros com o objetivo de encontrar, na própria constituição do sistema Filosófico de Gilles Deleuze, encontros legítimos entre arte e filosofia, já que, sendo saberes específicos e independentes, como o próprio autor realiza essa aproximação. O trabalho ocupou-se da interpretação de três autores brasileiros para realizar estas aproximações e objetivos deste trabalho, a saber: A hipótese de que as sensações artísticas constituem e fazem parte da construção filosófica dos autores franceses a partir das considerações de Roberto Machado. O problema concernente à imagem do pensamento e a influência de Marcel Proust para a superação do impasse a partir das considerações de Caio Augusto Teixeira Souto. As influências da literatura de Fernando Pessoa a partir das análises de José Gil na criação filosófica de Deleuze a respeito dos Personagens Conceituais e do Devir Filosófico/artístico através das pesquisas de Fernando Torres Pacheco. O trabalho conclui que considerar os saberes enquanto criações singulares é o fator que garante e delimita as suas especificidades, e, por outro lado, é através da criação singular que é possível garantir a legitimidade e fundamentação dos encontros entre os saberes através da construção da filosofia de Gilles Deleuze.
Abstract: This paper analyzes the questions concerning the nature of philosophical and artistic activity as presented and developed by Gilles Deleuze and Félix Guattari in their work What is Philosophy? through the reception of Brazilian interpreters of the philosophy of the French authors. Since the elementary and common definition of the two knowledges is singular and specific creation, the problem involved in this theme concerns the way in which Deleuze constitutes his own philosophy. This paper argues that the French philosopher appropriates non-philosophical resources to construct his philosophy, demonstrating the possibility and the legitimate way of realizing these encounters. Because of the need to demonstrate these relationships, the first chapter presents the author’s considerations on the nature of philosophical activity, its operations and specificities. In the second chapter, the work analyzes the specificities and what guarantees art a unique creation. The last chapter of this work condenses the foundations of the first two with the aim of finding, in the very constitution of Gilles Deleuze's Philosophical system, legitimate encounters between art and philosophy, since, being specific and independent knowledges, how the author himself make this approach. The work was concerned with the interpretation of three Brazilian authors in order to achieve these approximations and the objectives of this work, namely: The hypothesis that artistic sensations constitute and are part of the philosophical construction of French authors, based on the considerations of Roberto Machado. The problem concerning the image of thought and the influence of Marcel Proust in overcoming the impasse, based on the considerations of Caio Augusto Teixeira Souto. The influences of Fernando Pessoa's literature through José Gil's analysis on Deleuze's philosophical creation of Conceptual Characters and the Philosophical/Artistic Devir through Fernando Torres Pacheco's research. The paper concludes that considering knowledges as singular creations is the factor that guarantees and delimits their specificities and, on the other hand, it is through singular creation that it is possible to guarantee the legitimacy and foundation of the encounters between knowledges through the construction of Gilles Deleuze's philosophy.
Keywords: Criação
Singularidade
Devir
Conceito
Arte
Filosofia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7844
Issue Date: Jun-2024
Appears in Collections:Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMES.pdf653.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.