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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7848
Tipo: | Monografia |
Título: | Educação infantil no Brasil: avanços e desafios |
Autor(es): | Ramseier, Laura |
Primeiro Orientador: | Loss, Adriana Salete |
Primeiro membro da banca: | Cristofoli, Maria Silvia |
Segundo membro da banca: | Rossi, Camila Pompelli |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema “A Educação Infantil após a Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96. O problema é “quais os avanços e os desafios da Educação Infantil após a Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96?”, objetivando identificar e analisar os avanços e os desafios da Educação Infantil após a Lei 9.394/96. A metodologia principal da pesquisa é a abordagem qualitativa. Por meio dessa principal fonte ramificam-se também outros meios metodológicos, sendo realizadas as pesquisas: bibliográfica, exploratória-investigativa e a análise documental. Foram encontrados resultados de que essa etapa da educação passou por inúmeros avanços, como, por exemplo: a criança que era vista como um adulto em miniatura passa a ser um indivíduo de direitos, particularidades e singularidades; a Educação Infantil tornou-se uma etapa da Educação Básica, saindo do cunho assistencialista para integrar o cuidar e o educar como indissociáveis; os espaços pedagógicos agora são pensados na autonomia e facilidade para as crianças; e a formação docente foi ampliada, tendo aumento na busca por Licenciaturas, bem como houve maior ênfase na formação continuada desses profissionais. Os principais desafios são: auxiliar na formação de docentes para que eles/elas tenham maior conhecimento e mais habilidades sobre como prosseguir com o que está proposto nos campos de experiências, exercendo um planejamento em que coloque a criança como protagonista; clareza e compreensão do educar e do cuidar como práticas indissociáveis; e, por fim, ter a clareza e compreensão da Educação Infantil como etapa única e repleta de significados. |
Abstract/Resumen: | The theme of this work is “Early Childhood Education after the Law of Guidelines and Bases 9,394/96. The problem is “what are the advances and challenges of Early Childhood Education after the Law of Guidelines and Bases 9,394/96?”. Aiming to identify and analyze the advances and challenges of Early Childhood Education after Law 9,394/96. The main research methodology is the qualitative approach. Through this main source, other methodical means also branch out, with research being carried out: bibliographic, exploratory-investigative, and documentary analysis. Results were found that this stage of education went through numerous advances, for example: the child who was seen as a miniature adult becomes an individual with rights, particularities and singularities; Early Childhood Education became a stage of Basic Education, moving away from the welfare nature to integrate care and education as inseparable; educational spaces are now designed with autonomy and ease for children; and teaching training was expanded, with an increase in the search for Degrees, and also, greater emphasis on the continued training of these professionals. The main challenges are: assisting in the training of teachers so that they have greater knowledge and more skills on how to proceed with what is proposed in the fields of experience, carrying out planning in which the child is the protagonist; clarity and understanding of educating and caring as inseparable practices; and finally, have clarity and understanding of Early Childhood Education as a unique stage full of meanings. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Lei de Diretrizes e Bases Concepções, avanços e desafios Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7848 |
Data do documento: | Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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