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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Pedro Augusto Pereira-
dc.creatorSantos, Jesana Nayanne Tavares dos-
dc.date2014-06-05-
dc.date.accessioned2017-07-21T13:21:04Z-
dc.date.available2017-07-19-
dc.date.available2017-07-21T13:21:04Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/784-
dc.description.resumoAtualmente o professor dispõe de uma quantidade considerável de materiais de ensino de Matemática, seja na forma de livros e (principalmente) na forma de arquivos disponíveis na internet. Mesmo com toda essa disponibilidade o livro didático ainda é o material de apoio mais utilizado nas práticas pedagógicas escolares, e portanto, merece atenção e estudos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a apresentação conceitual e didática das atividades de ensino de multiplicação com números inteiros, presentes em uma coleção de livros didáticos. A metodologia utilizada para a coleta de dados e análise do conteúdo foi realizada com base no referencial teórico, e organizada em um quadro de categorias da multiplicação, tais como: contagem retangular, combinatória e proporcionalidade; elementos da multiplicação (multiplicando e multiplicador); propriedades da multiplicação; algoritmos e recursos didáticos. Com base nesse quadro foram analisadas todas as possibilidades de multiplicação presentes em dois livros de uma coleção de um único autor relativos ao 2º e 3º ano. Foi constatado que o autor limita a apresentação a atividades na forma de problemas com figuras, cujo objetivo é o desenvolvimento de habilidades operatórias, apresenta poucas referências ao material didático e atividades de aplicação. O quadro de análise, além de ser uma ferramenta de análise de livros didáticos, pode ajudar o professor a planejar as atividades de ensino ou buscá-las em fontes alternativas, uma vez que apresenta o cenário conteúdos-recursos didáticos-aplicações-cultura de forma objetiva e clara. Sendo assim, o uso do livro didático pode ser utilizado como um recurso na sala de aula, desde que o professor tenha um olhar crítico, não propondo como um recurso único no planejamento da sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-19T18:06:57Z No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 334149 bytes, checksum: 26e62c11f690e8cdbd44ec9d9458fbda (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-21T13:21:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 334149 bytes, checksum: 26e62c11f690e8cdbd44ec9d9458fbda (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T13:21:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 334149 bytes, checksum: 26e62c11f690e8cdbd44ec9d9458fbda (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleAnálise de livros didáticos: a multiplicação dos anos iniciaispt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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