Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/784
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Borges, Pedro Augusto Pereira | - |
dc.creator | Santos, Jesana Nayanne Tavares dos | - |
dc.date | 2014-06-05 | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-21T13:21:04Z | - |
dc.date.available | 2017-07-19 | - |
dc.date.available | 2017-07-21T13:21:04Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/784 | - |
dc.description.resumo | Atualmente o professor dispõe de uma quantidade considerável de materiais de ensino de Matemática, seja na forma de livros e (principalmente) na forma de arquivos disponíveis na internet. Mesmo com toda essa disponibilidade o livro didático ainda é o material de apoio mais utilizado nas práticas pedagógicas escolares, e portanto, merece atenção e estudos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a apresentação conceitual e didática das atividades de ensino de multiplicação com números inteiros, presentes em uma coleção de livros didáticos. A metodologia utilizada para a coleta de dados e análise do conteúdo foi realizada com base no referencial teórico, e organizada em um quadro de categorias da multiplicação, tais como: contagem retangular, combinatória e proporcionalidade; elementos da multiplicação (multiplicando e multiplicador); propriedades da multiplicação; algoritmos e recursos didáticos. Com base nesse quadro foram analisadas todas as possibilidades de multiplicação presentes em dois livros de uma coleção de um único autor relativos ao 2º e 3º ano. Foi constatado que o autor limita a apresentação a atividades na forma de problemas com figuras, cujo objetivo é o desenvolvimento de habilidades operatórias, apresenta poucas referências ao material didático e atividades de aplicação. O quadro de análise, além de ser uma ferramenta de análise de livros didáticos, pode ajudar o professor a planejar as atividades de ensino ou buscá-las em fontes alternativas, uma vez que apresenta o cenário conteúdos-recursos didáticos-aplicações-cultura de forma objetiva e clara. Sendo assim, o uso do livro didático pode ser utilizado como um recurso na sala de aula, desde que o professor tenha um olhar crítico, não propondo como um recurso único no planejamento da sala de aula. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-19T18:06:57Z No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 334149 bytes, checksum: 26e62c11f690e8cdbd44ec9d9458fbda (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-21T13:21:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 334149 bytes, checksum: 26e62c11f690e8cdbd44ec9d9458fbda (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-07-21T13:21:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 334149 bytes, checksum: 26e62c11f690e8cdbd44ec9d9458fbda (MD5) Previous issue date: 2014 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | - |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | Análise de livros didáticos: a multiplicação dos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS.pdf | 326,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.