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Tipo: Dissertação
Título: Alfabetização e letramento no município de Marau: um desafio para alunos e professores
Autor(es): Ribeiro, Claudiane
Primeiro Orientador: Paim, Marilane Maria Wolff
Primeiro membro da banca: Sartori, Jerônimo
Segundo membro da banca: Maraschin, Maria Lúcia Marocco
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar e analisar a concepção dos docentes sobre o processo de alfabetização e letramento dos alunos nas turmas de 1º e 2º anos nas Escolas de Ensino Fundamental do município de Marau/RS. Nesse sentido a pesquisa pretende a) Descrever o caminho metodológico e a fundamentação teórica desenvolvida durante o processo investigatório; b) Realizar a revisão da literatura sobre práticas docentes para alfabetização e letramento no Ensino Fundamental a partir das bases de dados na Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações - BDTD e Scientific Electronic Library Online - SciELO no recorte temporal de 2019 a 2023; c) Conhecer os programas públicos de formação de alfabetizadores, estudando o contexto histórico das políticas de formação continuada no Brasil, até chegarmos à alfabetização na perspectiva do letramento; d) Identificar quais as práticas docentes dos professores alfabetizadores sobre alfabetização e letramento; e) Propor, como produto educacional, a organização de um material de formação em serviço. O problema de pesquisa surge da realidade em que está inserida a pesquisadora, a qual acredita ser importante e relevante compreender a concepção sobre alfabetização e letramento, dos professores de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Educação, na busca para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adultos que estão envolvidos nesse processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo que abrange estudo bibliográfico por meio de livros, periódicos, artigos, dissertações, teses em plataformas da internet, pesquisa documental em documentos oficiais e pesquisa de campo, através de questionários direcionados aos professores alfabetizadores de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Educação de Marau/RS. A metodologia utilizada para a análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva – ATD, de Moraes e Galiazzi (2016) e Galiazzi e Sousa (2022). A partir dos relatos dos professores, o estudo apontou quatro categorias emergentes: 1) Alfabetização e letramento a partir das práticas pedagógicas dos docentes; 2) Atividades significativas para o desenvolvimento da alfabetização e letramento; 3) Bases teóricas da prática pedagógica; e 4) Socialização e interlocução entre teoria e prática. Após a análise dos dados, foi possível constatar que o conhecimento teórico do professor sustenta sua prática pedagógica. A conclusão é que o professor precisa conhecer e compreender as diversas bases teóricas da alfabetização, para poder construir as suas práticas pedagógicas, garantindo um ambiente de aprendizagem significativo e favorecendo o processo de alfabetização e letramento. O produto educacional desta pesquisa é a construção de uma proposta de Formação Continuada em Serviço, tendo como embasamento teórico os autores analisados e as pesquisas com os professores, que compuseram a empiria do estudo.
Abstract/Resumen: This dissertation aims to investigate and analyze the teachers' conception of the literacy and reading process of students in the 1st and 2nd-grade classes of elementary schools in the municipality of Marau/RS. In this regard, the research aims to a) Describe the methodological path and the theoretical foundation developed during the investigative process; b) Conduct a literature review on teaching practices for literacy and reading in elementary education based on the databases of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and Scientific Electronic Library Online (SciELO) for the period from 2019 to 2023; c) Understand the public programs for literacy teacher training, studying the historical context of continuous education policies in Brazil, up to the current literacy perspective; d) Identify the teaching practices of literacy teachers regarding literacy and reading; e) Propose, as an educational product, the organization of an in-service training material. The research problem arises from the reality in which the researcher is immersed, believing it to be important and relevant to understand the conception of literacy and reading among 1st and 2nd-grade teachers in the municipal education system, in the quest to improve the quality of life of children and adults involved in this teaching and learning process. This is a qualitative study that includes a bibliographic review through books, journals, articles, dissertations, theses on internet platforms, documentary research in official documents, and field research through questionnaires directed to literacy teachers of 1st and 2nd grades in the municipal education system of Marau/RS. The methodology used for data analysis was Discursive Textual Analysis (DTA) by Moraes and Galiazzi (2016) and Galiazzi and Sousa (2022). Based on the teachers' reports, the study identified four emerging categories: 1) Literacy and reading from the teachers' pedagogical practices, 2) Concrete activities for the development of literacy and reading, 3) Theoretical bases of pedagogical practice, and 4) Socialization and dialogue between theory and practice. After analyzing the data, it was possible to verify that the teacher's theoretical knowledge supports their pedagogical practice. The conclusion is that the teacher needs to know and understand the various theoretical foundations of literacy to build their pedagogical practices, ensuring a meaningful learning environment, fostering literacy and the reading process. The educational product of this research is the development of an in-service continuous training proposal, based on the theoretical foundations of the authors studied and the empirical research conducted with the teachers.
Palavras-chave: Anos iniciais do Ensino Fundamental.
Formação continuada de professores.
Prática docente
Professores alfabetizadores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7877
Data do documento: Ago-2024
Nível: Mestrado
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