Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7879
Tipo: Dissertação
Título: A literatura infantil na alfabetização de crianças de 1º e 2º anos do ensino fundamental do município de Getúlio Vargas / RS
Autor(es): Kravos, Aline Pelissari
Primeiro Orientador: Paim, Marilane Maria Wolff
Primeiro membro da banca: Sartori, Jerônimo
Segundo membro da banca: Spengler, Maria Laura Pozzobon
Resumo: A alfabetização é um processo que faz parte da construção do ser humano, indo além da leitura e da escrita sistematizada. Refletindo sobre a alfabetização e as diferentes maneiras de trabalhá-la, a literatura infantil surge como uma possibilidade de auxiliar as crianças a terem apropriação de tudo o que têm contato. A presente pesquisa constitui-se de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, com natureza aplicada, e teve como objetivo compreender como professoras dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, da rede municipal do Município de Getúlio Vargas, utilizam a literatura infantil em sala de aula. E ainda, como problema de pesquisa: Como as professoras da rede municipal de ensino do Município de Getúlio Vargas, atuantes nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental incluem a Literatura Infantil em sala de aula? Realizou-se um estudo a partir de um Estado de Conhecimento com o intuito de conhecer as pesquisas científicas existentes diante da temática, publicadas entre os anos de 2018 a 2022 sob os descritores “Alfabetização”, “Literatura Infantil” e “Formação de professores”. Dando sequência, discorre-se sobre a alfabetização, a literatura infantil e formação de professores, com o aporte teórico bibliográfico a partir de Bettelheim e Zelan (1984), Cademartori (1986), Freire (1986; 1999), Abramovich (1997), Cagliari (1998), Nóvoa (1999), Coelho (2000), Weisz (2011), Veiga e Viana (2012), Zilberman (2012), Freire e Macedo (2015), Mortatti (2019), Soares (1985, 2021) e outros. Para a concretização desta pesquisa, no segundo trimestre do ano de 2024, foi organizada e realizada uma roda de conversa com as professoras alfabetizadoras de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da rede municipal do Município de Getúlio Vargas, a qual foi gravada e transcrita posteriormente. Com o material da transcrição e do diário de bordo da pesquisadora, propôs-se a análise textual discursiva (ATD) para a análise do material obtido. Dessa forma, efetuou-se as etapas para se chegar aos resultados da pesquisa, as quais correspondem à unitarização, à categorização e aos metatextos. Com a categorização, chegou-se a construção de duas categorias emergentes: “A busca por um planejamento reflexivo com a presença da leitura diária da literatura infantil nas turmas de alfabetização” e “A precariedade na formação inicial diante da literatura infantil e abusca e a disponibilidade do aperfeiçoamento na rede municipal para as professoras alfabetizadoras”. Ambas foram transformadas em metatextos, que deram origem ao documento orientador com os princípios norteadores como produto educacional. Concluiu-se que as professoras alfabetizadoras têm a literatura infantil presente em suas salas de aula quase que diariamente, incluindo-a no planejamento e no processo de alfabetização das crianças, tendo estas como sujeitos de sua aprendizagem, e não como meras repetidoras de atividades.
Abstract/Resumen: Literacy is a process that is part of the construction of the human being, going beyond systematic reading and writing. Reflecting on literacy and the different ways of working with it, children's literature emerges as a possibility to help children appropriate everything they come into contact with. This research consisted of a qualitative and exploratory approach, with an applied nature, and aimed to understand how teachers of the 1st and 2nd grades of Elementary School, in the municipal network of the Municipality of Getúlio Vargas, use children's literature in the classroom. And also, as a research problem: How do teachers in the municipal education network of the Municipality of Getúlio Vargas, working in the 1st and 2nd years of the Initial Years of Elementary School, include Children's Literature in the classroom? A study was carried out based on a State of Knowledge with the aim of knowing the existing scientific research on the subject, published between the years 2018 to 2022 under the headings “Literacy”, “Children's Literature” and “Teacher Training”. Continuing, we discuss literacy, children's literature and teacher training, with theoretical bibliographic support from Bettelheim and Zelan (1984), Cademartori (1986), Freire (1986; 1999), Abramovich (1997), Cagliari (1998), Nóvoa (1999), Coelho (2000), Weisz (2011), Veiga and Viana (2012), Zilberman (2012), Freire and Macedo (2015), Mortatti (2019), Soares (1985, 2021) and others. To carry out this research, in the second quarter of 2024, a conversation circle was organized and held with literacy teachers of the 1st and 2nd grades of the Initial Years of Elementary Education of the municipal network of the Municipality of Getúlio Vargas, which was recorded and later transcribed. With the material from the transcription and the researcher's logbook, discursive textual analysis (DTA) was proposed to analyze the material obtained. Thus, the steps to reach the research results were carried out, which correspond to unitarization, categorization, and metatexts. With the categorization, two emerging categories were constructed: “The search for reflective planning with the presence of daily reading of children's literature in literacy classes” and “The precariousness in initial training, the search and availability of improvement in the municipal network for literacy teachers”. Both were transformed into metatexts, which gave rise to the guiding document with the guiding principles as the final product. It was concluded that literacy teachers have children's literature present in their classrooms almost daily, including it in the planning and process of teaching children to read and write, considering them as subjects of their learning, and not as mere repeaters of activities.
Palavras-chave: Literatura Infantil
Alfabetização
Formação de Professores
Documento Orientador
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7879
Data do documento: Ago-2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KRAVOS.pdf5,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.