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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7881
Tipo: | Dissertação |
Título: | Coletivo de mães estudantes como possibilidade de (r)ex(s)istir na educação superior: um estudo investigativo e propositivo na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim |
Autor(es): | Zago, Paula Salete Casado |
Primeiro Orientador: | Bittencourt, Zoraia Aguiar |
Primeiro membro da banca: | Soares, Ana Carolina Eiras Coelho |
Segundo membro da banca: | Gritti, Isabel Rosa |
Resumo: | Em várias regiões do Brasil, tem-se observado a formação de Coletivos de Mães Estudantes Universitárias, que buscam evidenciar a maternidade enquanto campo possível de estudo e de debate, além de atuarem no apoio, no suporte e na reivindicação de melhores condições para as carreiras acadêmicas e de permanência na Universidade. O presente estudo busca investigar os mecanismos necessários para que as mães da Universidade Federal da Fronteira da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, possam criar um Coletivo de Mães Estudantes Universitárias a fim de possibilitar a sua permanência no referido contexto/espaço. O percurso metodológico constituiu-se de três etapas, sendo uma revisão bibliográfica amparada em autores como Zago (2021), Corrêa (2021), Mezzalira (2021), Urpia e Sampaio (2009, 2011), Soares (2020), entre outros; uma Pesquisa de Estado do Conhecimento (EC) na Biblioteca Materna do Núcleo Virtual de Pesquisa em Gênero e Maternidade - Núcleo Materna; e, por fim, uma Pesquisa de Campo, com 12 mães estudantes e/ou egressas dos Cursos de Graduação, Especialização e Mestrado, da UFFS, campus Erechim, de modo a analisar a importância e a necessidade de um Coletivo de Mães Estudantes Universitárias na referida Universidade, bem como analisar os mecanismos necessários para sua constituição, na perspectiva das mesmas. Na pesquisa de Estado do Conhecimento, ficou visível que, embora as pesquisas também discutissem sobre questões relacionadas à maternidade e à Educação Superior e ainda apresentassem elementos que se aproximavam deste estudo, apenas uma delas discutia especificamente sobre Coletivos de Mães Universitárias, evidenciando, assim, a relevância e a pertinência deste estudo. Na Pesquisa de Campo, as participantes da pesquisa apontam que, embora se tenham algumas conquistas para as mães na UFFS, campus Erechim, tais como o auxílio-creche, as cadeirinhas de alimentação no Restaurante Universitário (RU), a Sala de Apoio Materno-Infantil, entre outras, estas são ainda insuficientes. Deste modo, evidenciaram como essencial a manutenção e o avanço de alguns espaços e direitos já conquistados, tais como a ampliação do espaço da Sala de Apoio Materno-Infantil e dos horários de atendimento; espaço com brinquedos e atendimento das bolsistas (da Sala de Apoio) no Restaurante Universitário (RU) da UFFS, campus Erechim, entre outras demandas. As participantes da pesquisa também reconhecem a importância de um Coletivo de Mães na UFFS, campus Erechim, e apontam como mecanismos necessários para a sua constituição a autodeclaração do Grupo de WhatsApp Acolhe Mães como um Coletivo; pressão direta deste grupo de mães em relação à referida Universidade; sensibilização da comunidade acadêmica; produção de dados sobre mães no campus; constituição do Coletivo com representação de mães estudantes, professoras e técnicas; o Coletivo pautado em um projeto de extensão; a ciranda como alternativa de suporte ao Coletivo; a atuação do Coletivo pautada em três vieses: apoio mútuo, unificação das propostas e difusão do conhecimento. Diante do exposto, verifica-se que as estudantes mães enfrentam diversas dificuldades ao conciliarem as demandas da maternidade com as da Universidade. Nesse sentido, a constituição de um Coletivo na UFFS, campus Erechim, pode ser um importante movimento na luta e na defesa por políticas públicas voltadas ao acesso e à permanência desse público na referida Universidade. |
Abstract/Resumen: | In several regions of Brazil, the formation of University Student Mothers' Collectives has been observed. These collectives aim to highlight motherhood as a valid field of study and debate, as well as to provide support, assistance, and advocate for improved conditions in academic careers and university retention. This study seeks to investigate the necessary mechanisms for mothers at the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim campus, to establish a University Student Mothers' Collective, thereby enabling their continued presence in this context/space. The methodological approach consisted of three stages: literature review drawing on authors such as Zago (2021), Corrêa (2021), Mezzalira (2021), Urpia and Sampaio (2009, 2011), Soares (2020), among others; State of Knowledge research in the Maternal Library of the Virtual Research Center on Gender and Motherhood - Maternal Center; and finally, a Field Study involving 12 student mothers and/or graduates from Undergraduate, Specialization, and Master's programs at UFFS, Erechim campus. The aim was to analyze the importance and necessity of a University Student Mothers' Collective at this University, as well as to assess the mechanisms required for its creation from the participants' perspectives. The State of Knowledge research revealed that, although the studies also discussed issues related to motherhood and Higher Education and presented elements closely related to this study, only one specifically addressed University Student Mothers' Collectives, highlighting the relevance and significance of this research. In the Field Study, the participants indicated that, although some progress has been made for mothers at UFFS, Erechim campus, such as childcare assistance, high chairs in the University Restaurant (RU), and the Maternal-Child Support Room, these measures remain insufficient. Therefore, they emphasized the need to maintain and expand some of the already established spaces and rights, such as increasing the size and service hours of the Maternal-Child Support Room, providing a space with toys, and ensuring support from interns (from the Support Room) at the RU at UFFS, Erechim campus, among other demands. The participants also recognized the importance of a Mothers' Collective at UFFS, Erechim campus, and identified several necessary steps for its formation, including the formal recognition of the Acolhe Mães WhatsApp Group as a Collective; direct advocacy by this group of mothers towards the University; raising awareness within the academic community; collecting data on mothers on campus; establishing the Collective with representation from student mothers, professors, and staff; grounding the Collective in an extension project; incorporating the "ciranda" as an alternative support mechanism for the Collective; and structuring the Collective's actions around three main pillars: mutual support, unification of proposals, and dissemination of knowledge. In light of the above, it is clear that student mothers face numerous challenges in balancing the demands of motherhood with those of university life. Therefore, the establishment of a Collective at UFFS, Erechim campus, could be a significant step in advocating for public policies that promote the access and retention of this group within the University. |
Palavras-chave: | Maternidade Educação Superior Coletivo de Mães Estudantes UFFS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7881 |
Data do documento: | Ago-2024 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
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