Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7894
Tipo: | Monografia |
Título: | A BNCC na educação do campo e os impactos para os estudantes e professores da “Escola do Campo Aprendendo com a Terra e com a Vida” no governo do Paraná (2019-2022) |
Autor(es): | Silva, Ana Claudia Borba da |
Primeiro Orientador: | Costa, Regis Clemente da |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo compreender quais são os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na escola do campo “Aprendendo com a Terra e com a Vida”, localizada no Assentamento Valmir Mota de Oliveira, no município de Cascavel. Busca, também, situar historicamente a Educação do Campo e as políticas educacionais construídas em torno dessa concepção de educação e de formação humana, assim como discutir o processo de implementação da BNCC nas escolas por meio da Reforma do Ensino Médio. Nesse contexto, fazemos alguns questionamentos: Como os estudantes do Ensino Médio lidam com essa mudança? Qual foi o processo de formulação e aprovação da BNCC? Por que a implementação de um currículo voltado à formação para o mercado de trabalho em detrimento à formação do pensamento crítico e para o ingresso dos estudantes em Universidade? A metodologia a ser utilizada é de natureza teórica, com tratamento qualitativo dos dados. Trabalha-se com a hipótese de que a BNCC é uma diretriz educacional que delibera sobre competências e habilidades que, influenciada pelas políticas neoliberais, norteia-se pelos interesses do mercado, altera as estruturas curriculares anteriores e se contrapõe à proposta educacional do MST pautada na formação humana integral e na emancipação humana. Portanto, a BNCC impacta a escola do campo, os educadores e a formação dos estudantes, pois está voltada a formar os jovens para serem mão de obra, a fim de atenderem às exigências do mercado. Ela altera o currículo e seus conteúdos, fragilizando o acesso ao conhecimento científico, filosófico, artístico, estético, historicamente pesquisado, essenciais à formação do ser humano em sua integralidade. |
Abstract/Resumen: | This research aims to understand the impacts of the National Common Curricular Base (BNCC) on the “Rural School Learning from the Earth and from Life”, located in the Valmir Mota de Oliveira Settlement, in the municipality of Cascavel. It also seeks to historically situate Rural Education and the educational policies built around this conception of education and human formation, as well as discuss the process of implementing the BNCC in schools through the High School Reform. In this context, we ask some questions: How do high school students deal with this change? What was the BNCC formulation and approval process? Why implement a curriculum aimed at training for the job market to the detriment of training critical thinking and students’ entry into university? The methodology to be used is theoretical in nature, with qualitative data treatment. We work with the hypothesis that the BNCC is an educational guideline that deliberates on skills and abilities, is influenced by neoliberal policies, is guided by market interests, changes previous curricular structures and opposes the MST's educational proposal based on training integral human and human emancipation. Therefore, BNCC impacts rural schools, educators and student training, as it is focused on training young people to be laborers in order to meet market demands. It changes the curriculum and its contents, weakening access to scientific, philosophical, artistic, aesthetic, historically accumulated knowledge, essential to the formation of the human being in its entirety. |
Palavras-chave: | Currículo de ensino médio Escola rural |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Laranjeiras do Sul |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7894 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.