Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7896
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guedes, Anibal Lopes-
dc.contributor.referee1Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.contributor.referee2Trindade, Álefe Júnior Sutil da-
dc.creatorChies, Morgana-
dc.date2024-06-29-
dc.date.accessioned2024-11-04T13:38:26Z-
dc.date.available2024-07-13-
dc.date.available2024-11-04T13:38:26Z-
dc.date.issued2024-06-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7896-
dc.description.abstractMusic is a constant presence in our cultural roots and in our daily lives, being a source of relaxation, distraction, calm, peace and an element that awakens strong emotions when practiced. This course completion work (TCC) addresses the importance of musical artistic knowledge and its introduction in the educational context, focusing on the teaching training processes of teachers working in the Initial Years of Elementary School. The research proposes to answer the questions: who and how are the teachers who work with music in the early years of elementary school, what materials and pedagogical strategies they use to work with music, and what evaluation processes they employ in their practices. To achieve this, the study is based on theoretical and practical references that shape musical expression and seeks to understand the training processes of educators in the field of music. The investigation includes interviews with music professionals who work in the early years, aiming to capture their experiences, perceptions and challenges in the school environment. The analysis of the information collected through these interviews and the literature review allows us to identify difficulties faced by educators, the pedagogical and methodological strategies adopted, in addition to the evaluation criteria used in music education. This focus seeks to offer a broad view of music teacher training and contribute to more effective and meaningful educational practices. Furthermore, the work deepens the theoretical foundation, presenting an exploratory and bibliographical research on music as a language and its application in the Early Years of Elementary School. As a result, there was a significant limitation of specific theoretical references in the field of music education, with the predominance of materials aimed at other areas of study, such as mathematics and chemistry. This represents a substantial challenge for the development of the work. Therefore, there is an evident need to promote the construction of more inclusive and comprehensive theoretical frameworks, aiming to provide a more effective and complete musical education. Following up on this study will allow the exploration of new methodologies, development of devices, as well as the integration of new emerging technologies in the classroompt_BR
dc.description.resumoA música é uma presença constante em nossas raízes culturais e em nosso cotidiano, sendo uma fonte de relaxamento, distração, calmaria, paz e um elemento que desperta fortes emoções ao ser praticada. Este trabalho de conclusão de curso (TCC) aborda a importância do conhecimento artístico musical e a sua introdução no contexto educacional, com foco nos processos formativos docentes de professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa propõe responder aos questionamentos: quem são os docentes que trabalham com música nos anos iniciais do ensino fundamental, quais são os materiais e estratégias pedagógicas que utilizam para trabalhar com a música, bem como quais processos avaliativos empregam em suas práticas. Para isso, o estudo se apoia em referenciais teóricos e práticos que moldam a expressão musical e busca compreender os processos formativos dos educadores na área da música. A investigação inclui entrevistas com profissionais da área musical que atuam nos anos iniciais, visando captar suas experiências, percepções e desafios no ambiente escolar. A análise das informações coletadas através dessas entrevistas e da revisão bibliográfica permite identificar dificuldades enfrentadas pelos educadores, as estratégias pedagógicas e metodológicas adotadas, além dos critérios avaliativos usados na educação musical. Esse enfoque busca oferecer uma visão ampla da formação docente em música e contribuir para práticas educativas mais significativas. Ademais, o trabalho aprofunda a fundamentação teórica, apresentando uma pesquisa exploratória e bibliográfica sobre a música enquanto linguagem e sua prática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como resultados, constatou-se uma significativa limitação de referenciais teóricos específicos no campo da educação musical, com a predominância de materiais direcionados a outras áreas de estudo, como matemática e química. Isso representa um desafio substancial para o desenvolvimento do trabalho. Portanto, é evidente a necessidade de promover a construção de referenciais teóricos mais inclusivos e abrangentes, visando proporcionar uma educação musical mais completa. O seguimento deste estudo permitirá a exploração de novas metodologias, desenvolvimento de dispositivos, bem como a integração de novas tecnologias emergentes na sala de aulapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-23T12:35:25Z No. of bitstreams: 1 CHIES.pdf: 1476080 bytes, checksum: 922a0423ab0987aa123759dd2339d687 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-04T13:38:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CHIES.pdf: 1476080 bytes, checksum: 922a0423ab0987aa123759dd2339d687 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-04T13:38:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CHIES.pdf: 1476080 bytes, checksum: 922a0423ab0987aa123759dd2339d687 (MD5) Previous issue date: 2024-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleO processo formativo de docentes que trabalham com música nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CHIES.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.