Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7897
Tipo: Dissertação
Título: O uso da consciência fonológica em crianças monolíngues em português ou bilíngues português/alemão na cidade de Saudades (SC)
Autor(es): Zafari, Daiana
Primeiro Orientador: Krug, Marcelo Jacó
Primeiro coorientador: Barros, Fernando Hélio Tavares de
Resumo: A consciência fonológica é um tema amplamente debatido e investigado no meio escolar e acadêmico devido ao seu papel crucial na aquisição da leitura e da escrita nos primeiros anos escolares. Esta habilidade permite que as crianças segmentem palavras em sílabas e fonemas, facilitando posteriormente a associação desses fonemas com os grafemas correspondentes. Esta pesquisa, está fundamentada na área de Diversidade e Mudança Linguística, teve como objetivo descrever os processos fonológicos recorrentes nos registros escritos de alunos em fase de letramento escolar, especificamente nos 3º e 4º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Saudades (EMEF). Foram coletados dados escritos a partir de atividades de consciência fonológica propostas, descreveu-se processos fonológicos na representação escrita de estruturas silábicas complexas, analisando a incidência desses processos na escrita, e investigando-se se a presença da língua alemã na comunidade interfere na produção escrita dos alunos. Além disso, comparamos, à luz de teorias fonológicas, os possíveis processos na representação escrita de estruturas silábicas complexas, apontando as divergências observadas. Os processos investigados incluíram a produção adequada de palavras com estruturas silábicas complexas do português brasileiro, a ausência de determinadas letras e a ocorrência de epêntese e metátese. Também foram abordadas as junções de ataque complexas que incluem consoantes sonoras e surdas (/l/ ou /r/) ou, em sílabas finais, contendo os fonemas /r/, /s/, /l/ e /n/ (Bisol, 1999; 2010). Este estudo partiu das hipóteses de que ocorreriam substituições ou não substituições na escrita de palavras com pares fonológicos sonoros e surdos, devido à influência do dialeto alemão predominantemente no município. Isso seria visto principalmente em indivíduos que, embora não sejam fluentes no dialeto, possuem habilidades auditivas para compreendê-lo, mas responder apenas em português. O estudo também pretende analisar a frequência da produção correta de palavras com estruturas silábicas complexas do português brasileiro e a ocorrência de características fonológicas como omissão de letras, metátese e epêntese. A escolha da localidade e da escola onde os dados foram coletados deve-se ao fato de que a escola em questão ofereceu amostras representativas para elucidar os fenômenos e processos em questão, conforme observado a partir do contexto histórico, social e cultural do local, bem como indicado em pesquisas anteriores na mesma região ou nas proximidades. Os instrumentos de coleta incluíram tarefas de cloze, atividades escritas com lacunas a serem preenchidas. Foram identificados diversos processos fonológicos em ambas as turmas: a produção correta das formações silábicas foi representativa tanto em crianças bilíngues quanto monolíngues; o processo de não produção de segmentos foi mais frequente em crianças bilíngues; a metátese silábica ocorreu em poucos casos, predominantemente entre crianças bilíngues; e a epêntese não foi observada. Nas combinações de ataque complexo, registros de dessonorização foram mais frequentes em crianças bilíngues, especialmente nas sílabas iniciais com fonemas oclusivos. Este estudo pretende contribuir para a compreensão dos processos fonológicos na escrita de palavras com estruturas silábicas complexas no português brasileiro, com implicações significativas para a prática pedagógica e o desenvolvimento de estratégias de ensino mais eficazes.
Abstract/Resumen: Phonological awareness is a widely discussed and investigated subject in school and academic circles, due to its crucial role in reading and writing acquisition in the early school years. This ability allows children to divide words into syllables and phonemes, subsequently facilitating the association of these phonemes with the corresponding graphemes. This research, based on the field of Diversity and Language Change, has the goal of describing the recurring phonological processes in written records by students in school literacy stage, specifically from 3rd and 4th grade, at Escola Municipal de Ensino Fundamental de Saudades (EMEF). Written data was collected through designed phonological awareness activities, where it was described the phonological processes in the written representation of complex syllabic structures, analyzed the incidence of those processes in the writing, and investigated if the presence of German language in the community interferes in the students’ writing production. Furthermore, it was compared, through the lens of phonological theories, the possible processes in the written representation of the complex syllabic structures, highlighting the divergences found. The investigated processes include the appropriate production of words with complex syllabic structures in Brazilian Portuguese, the absence of stated letters and the occurrence of epenthesis and metathesis. The investigation also focused on the complex attack combinations involving plosives and liquids (/l/ or /r/) /) or fricatives and liquids (/l/ or /r/), in codas containing the phonemes /r/, /s/, /l/ and /n/ (Bisol, 1999; 2010). This study comes from the hypothesis that substitutions or non- substitutions would occur in the writing of words with sonorous and deaf phonological pairs, due to the influence of German dialect predominantly in the municipality. This would be seen mainly in individuals who have listening comprehension skills, though they are not fluent in that dialect, but they only answer in Portuguese. The study also intends to analyze the frequency of the correct production of words with complicated syllabic structures in the Brazilian Portuguese and its phonological features as letters, metathesis and epenthesis omission. The choice of location and school where data were collected is due to the fact that the school can offer representative samples to elucidate the phenomenon and processes being looked at, as observed through reading of local historical, social and cultural context, as proposed in previous research conducted in the same or nearby region. The data collection instruments include cloze tests, written activities with gaps to be filled. Several phonological processes were identified in both groups: the accurate production of syllabic formations was representative both in bilingual and monolingual children; the process of non- production of segments was more frequent in bilingual children; the syllabic metathesis happened in a few cases, predominantly among bilingual children; and the epenthesis was not found. In complex attack combinations, devoicing records were more frequent in bilingual children, especially in the beginning syllables with plosive phonemes. This research aims to contribute to the comprehension of phonological processes in the writing of words with complex syllabic structures in Brazilian Portuguese, with significant implications for the pedagogical practice and the development of more efficient teaching strategies.
Palavras-chave: Consciência fonológica
Escrita
Letramento
Bilinguismo
Língua alemã
Língua portuguesa
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7897
Data do documento: 2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZAFARI.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.