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Tipo: Monografia
Título: A compreensão dos adolescentes de uma escola municipal localizada no norte do Estado do Rio Grande do Sul a respeito de sua saúde sexual e reprodutiva
Autor(es): Silva, Maria Eduarda Rodrigues da
Primeiro Orientador: Germani, Alessandra Regina Müller
Primeiro coorientador: Riggo, Leila Juliana Antunes
Primeiro membro da banca: Germani, Alessandra Regina Müller
Segundo membro da banca: Riggo, Leila Juliana Antunes
Terceiro membro da banca: Silva, Shana Ginar da
Quarto membro da banca: Detoni, Priscila Pavan
Resumo: Esta pesquisa, intitulada “A Compreensão dos Adolescentes de uma Escola Municipal localizada no norte do Estado do Rio Grande Do Sul a respeito de sua Saúde Sexual e reprodutiva”, se configura como o Trabalho de Conclusão de Residência (TCR) do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde – Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Passo Fundo. O desenvolvimento, criação e formulação da pesquisa ocorreu no período de março de 2022 a fevereiro de 2024. Dentro da carga horário teórica do programa onde se encontram as disciplinas trabalhadas em cada dia está a chamada “Pesquisa em Saúde, Projeto de Intervenção e Trabalho de Conclusão de Residência” tal qual, é dividida nos quatro semestres residência, cada uma dela responsável por elaborar uma etapa do trabalho de conclusão da residência. São divididas da seguinte forma: TCR I - Diagnóstico Territorial; TCR II - Projeto de Pesquisa-intervenção; TCR III - Relatório do Trabalho de Campo e Percurso da Pesquisa-intervenção; e TCR IV - Artigo Científico. A pesquisa em questão, trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo, onde a pesquisadora se propôs a analisar a compreensão de adolescentes que frequentam o ensino fundamental a respeito de sua saúde sexual e reprodutiva. Desse modo, foram desenvolvidas entrevistas, afim de, obter dados que respondessem a pergunta orientadora da pesquisa, após a coleta e apuração destes dados, foi possível chegar em algumas questões chave a respeito do entendimento, dificuldade, relação com o meio onde estão inseridos e o peso da sociedade sobre tal estigma. Assim, foram desenvolvidas ações de promoção, troca de conhecimentos, criação de vínculo e quebra de barreira saúde/educação com os alunos das séries participantes da escola selecionada. Afim de que, mesmo após o encerramento de tal ação, o tema possa seguir sendo trabalhado pelos profissionais da saúde, educadores e alunos.
Abstract/Resumen: This research, entitled "The Understanding of Adolescents from a Municipal School located in the north of the State of Rio Grande Do Sul regarding their Sexual and Reproductive Health", is configured as the Residency Completion Work (TCR) of the Multiprofessional Health Residency Program - Primary Care/Family and Community Health, of the Federal University of the Southern Frontier, Passo Fundo campus. The research was developed, created and formulated between March 2022 and February 2024. Within the program's theoretical timetable, which includes the subjects worked on each day, is the so-called "Health Research, Intervention Project and Course Completion Work", which is divided into the four semesters of residency, each of which is responsible for preparing a stage of the residency completion work. They are divided as follows: TCR I - Territorial Diagnosis; TCR II - Research-Intervention Project; TCR III - Fieldwork Report and Research-Intervention Pathway; and TCR IV - Scientific Article. The research in question is a qualitative study of an exploratory and descriptive nature, in which the researcher set out to analyze the understanding of adolescents attending elementary school regarding their sexual and reproductive health. Interviews were therefore carried out in order to gather data that would answer the research's guiding question. After collecting and determining this data, it was possible to come up with some key questions regarding understanding, difficulties, the relationship with the environment in which they live and the weight of society on this stigma. Actions were thus developed to promote, exchange knowledge, create bonds and break down the health/education barrier with the students from the participating grades at the selected school. So that, even after the end of this action, the topic can continue to be worked on by health professionals, educators and students
Palavras-chave: Educação sexual
Reprodução sexuada
Tabus
Adolescentes
Saúde pública
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7917
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Residência Multiprofissional

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