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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7937
Tipo: | Monografia |
Título: | Pronaf: evolução do acesso nos municípios da SEAB de Laranjeiras do Sul/PR |
Autor(es): | Cristo, Maira Tatyane Braga de |
Primeiro Orientador: | Stoffel, Janete |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar como evoluiu o acesso aos contratos e recursos financeiros oriundos do PRONAF, nas modalidades de custeio e investimento, tanto para atividade agrícola como pecuária nos municípios de Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Guaraniaçu, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Quedas do Iguaçu, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond., vinculados a SEAB no período de 2013 a 2022. Os objetivos específicos ao qual está pesquisa propõe alcançar são: a) Identificar o papel do PRONAF na modalidade de custeio e investimento como uma política pública voltada para agricultura familiar; b) Caracterizar a agropecuária com destaque para a agricultura familiar dos municípios de abrangência da SEAB de Laranjeiras do Sul;c) Mapear a evolução da quantidade de contratos, de recursos financeiros, em cada modalidade e os principais itens e culturas beneficiadas, na região de abrangência da SEAB Laranjeiras do Sul. O referencial teórico abordou a trajetória histórica e o conceito de agricultura familiar, as principais características e a importância desta categoria para o desenvolvimento rural e econômico. Decorreu-se sobre o PRONAF como uma política pública voltada para agricultura familiar bem como, sua trajetória histórica, os objetivos, suas limitações, a forma de acesso ao programa, enfatizando as modalidades do PRONAF as quais compreendem o PRONAF Custeio e o PRONAF Investimento. A metodologia empregada na formulação desta pesquisa classifica-se como descritiva e os métodos utilizados para obtenção dos dados desta pesquisa são: pesquisa bibliográfica, documental, levantamento de dados secundários e estudo de caso. Em relação ao método aplicado para interpretação e análise dos dados referentes aos contratos e recursos financeiros oriundos do PRONAF, a pesquisa é de abordagem qualitativa através de fontes secundárias disponíveis nos sistemas SIDRA e DAP e o site www.datax.net.br. Conclui-se que os créditos acessados pelos municípios são destinados principalmente para o custeio, e existe desigualdade na quantidade de valores acessados por cada município. Rio Bonito do Iguaçu destacou-se entre os 10 municípios por realizar mais contratos e acessar os maiores valores do programa, enquanto Diamante do Sul é o que menos realizou contratos e acessou recursos no período. Outro ponto que se destaca é o incentivo à produção de commodities nesses municípios por parte dos recursos acessados. |
Abstract/Resumen: | This research aimed to analyze how access to contracts and financial resources from PRONAF evolved, in terms of funding and investment, for both agricultural and livestock activities in the municipalities of Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Guaraniaçu, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Quedas do Iguaçu, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu and Virmond., linked to SEAB from 2013 to 2022. The specific objectives this research proposes to achieve are: a) Identify the role of PRONAF in the modality funding and investment as a public policy aimed at family farming; b) Characterize agriculture, with emphasis on family farming in the municipalities covered by the SEAB of Laranjeiras do Sul; c) Map the evolution of the number of contracts, financial resources, in each modality and the main items and crops benefited, in the region of scope of SEAB Laranjeiras do Sul. The theoretical framework addressed the historical trajectory and the concept of family farming, the main characteristics and the importance of this category for rural and economic development. It discussed PRONAF as a public policy aimed at family farming as well as its historical trajectory, objectives, limitations, the way of accessing the program, emphasizing the modalities of PRONAF which include PRONAF Costing and PRONAF Investment. The methodology used in formulating this research is classified as descriptive and the methods used to obtain the data for this research are: bibliographical, documentary research, secondary data collection and case study. Regarding the method applied to interpret and analyze data referring to contracts and financial resources originating from PRONAF, the research uses a qualitative approach through secondary sources available in the SIDRA and DAP systems and the website www.datax.net.br. It is concluded that the credits accessed by municipalities are mainly intended for funding, and there is inequality in the amount of amounts accessed by each municipality. Rio Bonito do Iguaçu stood out among the 10 municipalities for carrying out more contracts and accessing the highest values from the program, while Diamante do Sul is the one that carried out the least contracts and accessed resources in the period. Another point that stands out is the incentive for the production of commodities in these municipalities through the resources accessed. |
Palavras-chave: | Políticas públicas Agricultura familiar Agropecuária |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Laranjeiras do Sul |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7937 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Ciências Econômicas |
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