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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7964
Tipo: | Monografia |
Título: | Prevalência da dependência de internet e associação com distúrbios mentais em adolescentes |
Autor(es): | Sokolowski, Fabriti Rivelto |
Primeiro Orientador: | Gutierres, Athany |
Primeiro coorientador: | Lopes, Bruna Chaves |
Primeiro membro da banca: | Gutierres, Athany |
Segundo membro da banca: | Danna, Patrycia Chedid |
Terceiro membro da banca: | Farias, Vanderlei de Oliveira |
Resumo: | Introdução: a adolescência é um período desafiador para a construção da identidade e da personalidade do indivíduo. A modernização acelerada da sociedade colaborou para o acesso facilitado e o uso deliberado da Internet, que pode ocasionar diferentes tipos de distúrbios mentais nos jovens. Objetivo: quantificar a prevalência da dependência de Internet e analisar o seu impacto no desenvolvimento e/ou manutenção de distúrbios mentais, como a depressão, ansiedade e estresse em adolescentes. Método: estudo quantitativo, observacional, transversal, descritivo e analítico, realizado em escolas estaduais de Passo Fundo, RS, em novembro e dezembro de 2023. Foram convidados a participar do estudo todos os estudantes de Ensino Médio de 4 escolas, considerando-se uma amostra necessária de 147 indivíduos. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários sobre características sociodemográficas e comportamentais dos estudantes (sexo/gênero, idade, cor da pele, renda familiar, ano do Ensino Médio, acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico, uso de medicamentos ansiolíticos e/ou antidepressivos, transtorno mental que não seja depressão ou ansiedade, atividade física, tabagismo, consumo de bebida alcoólica regular, horas por dia na Internet, aparelho de acesso à Internet) e a aplicação de dois testes: teste de dependência de Internet [1] e teste de depressão, ansiedade e estresse [2]. A descrição da amostra foi feita em termos de frequência absoluta e relativa, e o cálculo da prevalência da variável dependente (dependência de Internet) e sua correlação com as variáveis independentes. A correlação entre as variáveis foi testada via teste de qui-quadrado de Pearson (IC=95%), utilizando-se o software PSPP (versão 2.0, distribuição livre). Resultados: a amostra (n=139) é composta predominantemente por mulheres (53,2%), com idade de 16 anos (47,5%), brancos (61,2%), de renda familiar entre 1 e 3 salários mínimos (33,1%). Quanto ao uso de Internet: 75,5% dos alunos passavam mais de 3h por dia na Internet e utilizam predominantemente o smartphone para acessá-la (89,2%). Verificou-se que 17% dos estudantes apresentam algum grau de dependência de Internet; 42% possuem sintomas condizentes com o transtorno ansioso; aproximadamente 25% apresenta sinais de depressão; e 22% demonstram indícios de estresse. Constatou-se uma associação positiva entre depressão, ansiedade e estresse e a dependência de Internet (p<0,05). Conclusão: a dependência de Internet nos adolescentes está relacionada ao desenvolvimento ou manutenção de distúrbios mentais. O estudo evidencia o impacto negativo do uso de Internet à saúde mental e a necessidade de medidas que visem o melhor acolhimento e orientação desses jovens. |
Abstract/Resumen: | Introduction: Adolescence is a challenging period for the construction of an individual's identity and personality. The accelerated modernization of society has facilitated access to and deliberate use of the Internet, which can lead to different types of mental disorders in young people. Objective: To quantify the prevalence of Internet addiction and analyze its impact on the development and/or maintenance of mental disorders, such as depression, anxiety, and stress in adolescents. Method: A quantitative, observational, cross-sectional, descriptive, and analytical study was conducted in public schools in Passo Fundo, RS, in November and December 2023. All high school students from four schools were invited to participate in the study, considering a required sample of 147 individuals. Data collection was carried out through questionnaires on the sociodemographic and behavioral characteristics of the students (sex/gender, age, skin color, family income, high school year, psychological and/or psychiatric follow-up, use of anxiolytic and/or antidepressant medications, mental disorders other than depression or anxiety, physical activity, smoking, regular alcohol consumption, hours per day on the Internet, device used to access the Internet) and the application of two tests: the Internet Addiction Test [1] and the Depression, Anxiety, and Stress Scale [2]. The sample description was given in terms of absolute and relative frequency, and the prevalence of the dependent variable (Internet addiction) and its correlation with the independent variables were calculated. The correlation between the variables was tested using Pearson's chi-square test (CI=95%), using PSPP software (version 2.0, free distribution). Results: The sample (n=139) is predominantly composed of females (53.2%), aged 16 years (47.5%), whites (61.2%), with a family income between 1 and 3 minimum wages (33.1%). Regarding Internet use: 75.5% of students spent more than 3 hours a day on the Internet and predominantly used smartphones to access it (89.2%). It was found that 17% of the students presented some degree of Internet addiction; 42% had symptoms consistent with anxiety disorder; approximately 25% showed signs of depression; and 22% showed signs of stress. A positive association was found between depression, anxiety, and stress and Internet addiction (p<0.05). Conclusion: Internet addiction in adolescents is related to the development or maintenance of mental disorders. The study highlights the negative impact of Internet use on mental health and the need for measures aimed at better support and guidance for these young people. |
Palavras-chave: | Dependência Internet Depressão Ansiedade Estresse Adolescentes |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Passo Fundo |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7964 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Medicina |
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