Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7974
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Richit, Adriana-
dc.contributor.referee1Mattos, Renan Santos-
dc.contributor.referee2Vial, Indiana Picolo-
dc.creatorSuman, Patricia Carla-
dc.date2024-06-28-
dc.date.accessioned2024-11-05T19:10:28Z-
dc.date.available2024-07-25-
dc.date.available2024-11-05T19:10:28Z-
dc.date.issued2024-06-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7974-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Monograph focuses on the theme “The contribution of math games in the process of teaching and learning mathematics in a more playful way”, having been guided by the objective of “identifying and understanding the possibilities of games and teaching materials for teaching of mathematics in the early years”. To this end, we analyzed the research results systematized in the Course Conclusion Monograph related to this topic, which were developed in the Degree Course in Pedagogy at the Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, since its creation in 2009. The motivation for this research arose in the Mathematics Teaching I discipline, in which we worked on our fears and desires related to Mathematics. Based on our experiences in the classes of this discipline, we understand different ways of working on Mathematics with children, giving meaning to their learning. The qualitative research involved a search for works available in the institutional repository, in which we identified 107 works related to the word “mathematics”, 13 of which were carried out at Campus Erechim, on which we focused the analysis. We carried out this selection as a way of valuing the work carried out by students of the aforementioned Course, thus serving as an aid for future research on this topic. The analysis, based on content analysis, highlighted the importance of literacy and mathematical literacy, with games providing a possible support to achieve this result. Furthermore, it points out the contribution of the use of games to the creation of learning contexts supported by dialogue, through which the teacher can contemplate literacy and mathematical literacy.pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso incide sobre o tema “A contribuição de jogos no processo de ensino aprendizagem da matemática de uma forma mais lúdica”, tendo sido guiado pelo objetivo de “identificar e compreender as possibilidades de jogos e materiais didáticos para o ensino da matemática nos anos iniciais”. Para tanto, analisamos os resultados de pesquisa sistematizados nos Trabalhos de Conclusão de Curso relacionados a esse tema, os quais foram desenvolvidos no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, desde a sua criação em 2009. A motivação desta pesquisa surgiu na disciplina Ensino de Matemática I, em que trabalhamos nossos medos e anseios relacionados à Matemática. Partindo das vivências nas aulas da referida disciplina compreendemos diferentes maneiras de trabalhar a Matemática com as crianças, dando significado a sua aprendizagem. A investigação qualitativa envolveu uma busca pelos trabalhos disponibilizados no repositório institucional, no qual identificamos 107 trabalhos relacionados à palavra “matemática”, sendo 13 deles realizados no Campus Erechim, sobre os quais centramos a análise. Realizamos esse recorte como uma forma de valorizar os trabalhos realizados por estudantes do referido Curso, servindo, assim, de auxílio para futuras pesquisas sobre esse tema. A análise, baseada na análise de conteúdo, apontou a importância da alfabetização e letramento matemático, tendo nos jogos o possível subsídio para atingir esse resultado. Além disso, aponta a contribuição do uso de jogos para a criação de contextos de aprendizagem apoiados no diálogo, por meio dos quais o professor pode contemplar a alfabetização e o letramento matemático.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-29T16:28:18Z No. of bitstreams: 1 SUMAN.pdf: 532801 bytes, checksum: ef535aa88ae56f405ddd2dc8f9121b99 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-05T19:10:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SUMAN.pdf: 532801 bytes, checksum: ef535aa88ae56f405ddd2dc8f9121b99 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-05T19:10:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SUMAN.pdf: 532801 bytes, checksum: ef535aa88ae56f405ddd2dc8f9121b99 (MD5) Previous issue date: 2024-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagem da Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectUFFSpt_BR
dc.titleOs jogos e a contribuição na aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SUMAN.pdf520,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.