Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7981
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Fraga, Gerson Wasen-
dc.contributor.referee1Pereira, Allan Kardec da Silva-
dc.contributor.referee2Quinsani, Rafael Hansen-
dc.creatorRemussi, Alessandra-
dc.date2024-07-08-
dc.date.accessioned2024-11-05T19:23:18Z-
dc.date.available2024-07-17-
dc.date.available2024-11-05T19:23:18Z-
dc.date.issued2024-07-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7981-
dc.description.abstractBetween 1936 and 1939, Spain was afflicted by the Spanish Civil War, which ended with the nationalist victory and the establishment of the Franco regime. Consequently, the need to legitimize both the regime and the conflict arose. One of the methods used for this legitimization was cinema, as it had the power to assert itself. Thus, this work seeks to understand how the Franco regime instrumentalized cinema as a propaganda tool through an analysis of Raza (1942), a film directed by José Luis Sáenz de Heredia and based on a homonymous written by Jaime de Andrade, a pseudonym for Francisco Franco. The analysis primarily drew upon Walter Benjamin's concept of the aestheticization of politics and followed the method of film analysis developed by Rafael Hansen Quinsani. Accordingly, it was found that in its effort to legitimize the Franco regime, Raza attempts to rewrite the Spanish Civil War and creates an idealized image of Spain and Spanish people. Similarly, the film portrays the Republicans as the 'anti-Spain,' thereby legitimizing the persecution and terror they endured.pt_BR
dc.description.resumoEntre 1936 e 1939, a Espanha foi afligida pela Guerra Civil Espanhola, que terminou com a vitória nacionalista e a instauração do regime franquista. Com isso, tornava-se necessário encontrar uma forma de legitimar o regime e o conflito. Uma das maneiras utilizadas para esta legitimação foi o cinema, visto que ele era capaz de se impor por si mesmo. Assim, este trabalho procura entender de qual forma o regime franquista instrumentalizou o cinema como um meio de propaganda a partir de uma análise de Raza (1942), filme dirigido por José Luis Sáenz de Heredia e baseado em uma novela que leva o mesmo nome, escrita por Jaime de Andrade, pseudônimo de Francisco Franco. A análise se baseou, principalmente, no conceito de estetização da política, de Walter Benjamin e seguiu o método de análise cinematográfica desenvolvido por Rafael Hansen Quinsani. Desta forma, constatou-se que, para legitimar o regime franquista, Raza tenta reescrever a Guerra Civil Espanhola, além de criar uma imagem idealizada da Espanha e dos espanhóis. Da mesma forma, o filme representa os republicanos como a “anti-Espanha”, o que legitima a perseguição e o terror sofridos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-30T13:49:00Z No. of bitstreams: 1 REMUSSI.pdf: 4207111 bytes, checksum: 0725baf36e0e695246089fa62a4c7acb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-05T19:23:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 REMUSSI.pdf: 4207111 bytes, checksum: 0725baf36e0e695246089fa62a4c7acb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-05T19:23:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 REMUSSI.pdf: 4207111 bytes, checksum: 0725baf36e0e695246089fa62a4c7acb (MD5) Previous issue date: 2024-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecthistória e cinemapt_BR
dc.subjectestetização da políticapt_BR
dc.subjectcinema dentro do fascismopt_BR
dc.subjectfranquismopt_BR
dc.subjectRaza (1942)pt_BR
dc.titleA estetização da política dentro do Franquismo: um estudo a partir de Raza (1942)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
REMUSSI.pdf4,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.