Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7981
Type: | Monografia |
Título : | A estetização da política dentro do Franquismo: um estudo a partir de Raza (1942) |
Author: | Remussi, Alessandra |
First advisor: | Fraga, Gerson Wasen |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Allan Kardec da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Quinsani, Rafael Hansen |
Resume: | Entre 1936 e 1939, a Espanha foi afligida pela Guerra Civil Espanhola, que terminou com a vitória nacionalista e a instauração do regime franquista. Com isso, tornava-se necessário encontrar uma forma de legitimar o regime e o conflito. Uma das maneiras utilizadas para esta legitimação foi o cinema, visto que ele era capaz de se impor por si mesmo. Assim, este trabalho procura entender de qual forma o regime franquista instrumentalizou o cinema como um meio de propaganda a partir de uma análise de Raza (1942), filme dirigido por José Luis Sáenz de Heredia e baseado em uma novela que leva o mesmo nome, escrita por Jaime de Andrade, pseudônimo de Francisco Franco. A análise se baseou, principalmente, no conceito de estetização da política, de Walter Benjamin e seguiu o método de análise cinematográfica desenvolvido por Rafael Hansen Quinsani. Desta forma, constatou-se que, para legitimar o regime franquista, Raza tenta reescrever a Guerra Civil Espanhola, além de criar uma imagem idealizada da Espanha e dos espanhóis. Da mesma forma, o filme representa os republicanos como a “anti-Espanha”, o que legitima a perseguição e o terror sofridos. |
Resumen : | Between 1936 and 1939, Spain was afflicted by the Spanish Civil War, which ended with the nationalist victory and the establishment of the Franco regime. Consequently, the need to legitimize both the regime and the conflict arose. One of the methods used for this legitimization was cinema, as it had the power to assert itself. Thus, this work seeks to understand how the Franco regime instrumentalized cinema as a propaganda tool through an analysis of Raza (1942), a film directed by José Luis Sáenz de Heredia and based on a homonymous written by Jaime de Andrade, a pseudonym for Francisco Franco. The analysis primarily drew upon Walter Benjamin's concept of the aestheticization of politics and followed the method of film analysis developed by Rafael Hansen Quinsani. Accordingly, it was found that in its effort to legitimize the Franco regime, Raza attempts to rewrite the Spanish Civil War and creates an idealized image of Spain and Spanish people. Similarly, the film portrays the Republicans as the 'anti-Spain,' thereby legitimizing the persecution and terror they endured. |
Palabras clave : | história e cinema estetização da política cinema dentro do fascismo franquismo Raza (1942) |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7981 |
Fecha de publicación : | jul-2024 |
Aparece en las colecciones: | História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
REMUSSI.pdf | 4,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.