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Tipo: Monografia
Título: Prevalência da baixa acuidade visual em escolares do primeiro e segundo ano do ensino fundamental
Autor(es): Santos, João Matheus Pimentel dos
Primeiro Orientador: Higuchi, Daniela de Linhares Garbin
Primeiro coorientador: Rabello, Renata dos Santos
Segundo coorientador: Gutierres, Athany
Primeiro membro da banca: Higuchi, Daniela de Linhares Garbin
Segundo membro da banca: Syllos, Roger
Terceiro membro da banca: Seibert, Ana Paula
Resumo: Objetivo: descrever e analisar a prevalência da baixa acuidade visual e fatores relacionados em escolares da rede pública de Soledade-RS. Métodos: foi conduzido um estudo transversal de caráter analítico, no período de outubro a dezembro de 2023. A seleção de participantes ocorreu por conveniência e de forma não probabilística nas 14 escolas públicas da área urbana de Soledade-RS, uma vez que todos os pais/responsáveis das crianças elegíveis (matriculadas no primeiro e segundo ano do ensino fundamental) foram convidados a participar da pesquisa. Foram analisados os dados das crianças cujos pais/responsáveis devolveram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado, que estavam presentes na escola no dia de aplicação dos testes, e que assinaram o Termo de Assentimento. A acuidade visual (AV) foi aferida através da tabela de Snellen, sendo considerada baixa AV quando inferior a 0,7 (20/30). Os resultados da AV foram analisados estatisticamente em relação às características sociodemográficas, epidemiológicas, clínicas e comportamentais das crianças, as quais foram obtidas por meio de questionários enviados para os pais/responsáveis, juntamente aos Termos de Consentimento. Resultados: de um total de 349 crianças, 11,7% (41) apresentaram AV reduzida. Dessas, 8,3% (29) são do sexo feminino (p=0,017). Além disso, 8,6% (30) nunca usaram correção prévia (p <0,001), 8,6% (30) não fazem acompanhamento regular (p<0,001) e 6,3% (22) nunca consultaram com oftalmologista (p<0,001). Conclusão: houve uma prevalência significativa de escolares com baixa acuidade visual, semelhante à literatura científica. A prevalência do desfecho foi maior no sexo feminino e em escolares sem acompanhamento regular da saúde ocular.
Abstract/Resumen: Objective: To describe and analyze the prevalence of low visual acuity and related factors in students from public schools in Soledade-RS. Methods: A cross-sectional analytical study was conducted from October to December 2023. Participants were selected by convenience and non-probabilistic sampling in the 14 public schools in the urban area of Soledade-RS, as all parents/guardians of eligible children (enrolled in the first and second year of elementary school) were invited to participate in the research. Data from children whose parents/guardians returned the signed Informed Consent Form, who were present at school on the day of testing, and who signed the Assent Form were analyzed. Visual acuity (VA) was measured using the Snellen chart, and low VA was considered when less than 0.7 (20/30). Visual acuity results were statistically analyzed regarding sociodemographic, epidemiological, clinical, and behavioral characteristics of the children, obtained through questionnaires sent to parents/guardians along with the Informed Consent Forms. Results: Out of a total of 349 children, 11,7% (41) had reduced VA. Among these, 8,3% (29) were females (p=0,017). Additionally, 8,6% (30) had never used prior correction (p <0,001), 8,6% (30) did not have regular follow-up (p<0.001), and 6,3% (22) had never consulted an ophthalmologist (p<0,001). Conclusion: There was a significant prevalence of students with low visual acuity, similar to the scientific literature. The prevalence of the outcome was higher in females and in students without regular follow-up of ocular health.
Palavras-chave: Acuidade visual
Crianças
Desenvolvimento infantil
Ensino fundamental
Saúde ocular
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7984
Data do documento: 2024
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