Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7992
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guedes, Anibal Lopes-
dc.contributor.referee1Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.contributor.referee2Chaise, Maria Salete-
dc.creatorMonteiro, Vitória de Borba-
dc.date2024-06-29-
dc.date.accessioned2024-11-06T13:21:04Z-
dc.date.available2025-07-23-
dc.date.available2024-11-06T13:21:04Z-
dc.date.issued2024-06-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7992-
dc.description.abstractThis research entitled “Musicalidade e musicalização na Educação Infantil: ouvindo as vozes de educadores que atuam na escola Favinhos de Mel” aims to research the pedagogical-musical practices that pedagogy teachers and specific music teachers at the researched school, carrying out with children, in order to hear their voices in relation to the challenges and potential of working with musicality and musicalization in early childhood education. The methodology used in the work is bibliographic, exploratory and documentary research. For data collection, a questionnaire was created on Google Forms with twelve (12) questions that were answered by five teachers leading Early Childhood Education classes and a music teacher, who work with children at the Educação Infantil Favinhos de Mel in Getúlio. Vargas, research field school. The answers were confirmed by authors who explained the topic, such as Ferreira et al. (2024), Belo et al. (2020), Souza, L. et al. (2023), among others. It was found from the results that musicality and musicalization are important in the trained context and one practice cannot be considered superior to the other. Musicality can be used by teachers from different areas to promote children's taste for music in different practices using music, depending on the children's interest and the teacher's creativity. Musicalization can be used to awaken children's musical taste and also to develop specific skills in children, promoting cognitive, motor and sensory development.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa intitulada “Musicalidade e musicalização na Educação Infantil: ouvindo as vozes de educadores que atuam na escola Favinhos de Mel” tem como finalidade investigar as práticas pedagógico-musicais que os professores de pedagogia e professor específico de música da escola pesquisada, realizam com as crianças, de modo a ouvir suas vozes em relação a desafios e potencialidades do trabalho com a musicalidade e musicalização na Educação Infantil. A metodologia utilizada no trabalho é a pesquisa bibliográfica, exploratória e documental. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário no Google Formulários com doze (12) questões que foram respondidas por cinco professores regentes de turmas da Educação Infantil e um professor da área de música, que atuam com as crianças da Escola de Educação Infantil Favinhos de Mel em Getúlio Vargas, escola campo da pesquisa. As respostas foram analisadas a partir de autores que explicitam sobre a temática, tais como Ferreira et al. (2024), Belo et al. (2020), Souza, L. et al. (2023), entre outros. Constatou-se a partir dos resultados que a musicalidade e musicalização se configuram como importantes no contexto estudado e uma prática não pode ser considerada superior à outra. A musicalidade pode ser utilizada por professores de diversas áreas para promover o gosto das crianças pela música, em práticas diversas com a utilização da música, conforme interesse das crianças e criatividade do professor. A musicalização pode ser utilizada para despertar o gosto musical das crianças e também para desenvolver habilidades específicas com elas, promovendo o desenvolvimento cognitivo, motor e sensorial.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-29T17:18:33Z No. of bitstreams: 1 MONTEIRO.pdf: 1575498 bytes, checksum: ca0dd0ee7951893e35d54ca1d47081d0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-06T13:21:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONTEIRO.pdf: 1575498 bytes, checksum: ca0dd0ee7951893e35d54ca1d47081d0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-06T13:21:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONTEIRO.pdf: 1575498 bytes, checksum: ca0dd0ee7951893e35d54ca1d47081d0 (MD5) Previous issue date: 2024-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectMusicalidadept_BR
dc.subjectMusicalizaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógico-musicaispt_BR
dc.titleMusicalidade e musicalização na educação infantil: ouvindo as vozes de educadores que atuam na escola Favinhos de Melpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONTEIRO.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.