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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Richit, Adriana-
dc.contributor.referee1Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.contributor.referee2Dalagnol, Rosângela Fátima-
dc.creatorLongo, Maria Eduarda da Silva-
dc.date2024-06-28-
dc.date.accessioned2024-11-06T16:23:36Z-
dc.date.available2024-07-30-
dc.date.available2024-11-06T16:23:36Z-
dc.date.issued2024-06-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8004-
dc.description.abstractThe present work aims to understand how educators from municipal early childhood education schools in Erechim - RS, approach literacy and mathematics literacy in Early Childhood Education, in order to hear their voices in relation to the challenges and potential of working with mathematics in education. The methodology used in the work is qualitative, bibliographic, and exploratory research. To collect data, a questionnaire was created on Google Form with 10 questions that were answered by 8 teachers leading Early Childhood Education classes. The responses were analyzed based on some authors who explain the topic, such as Gomes and Bernardi (2022), Sousa (2019), Sandin and Muniz (2022) and Freitas (2022). The collected data was treated by creating graphs, describing the responses and approaching the theoretical framework, allowing a more comprehensive analysis and understanding of the mathematics teaching practices of teachers participating in the research. The study reveals aspects of the practice of a group of teachers who teach mathematics in early childhood education considering the classes taught in the year 2023 and their age group, their pedagogical practices involving mathematics, and the difficulties and challenges faced by the interviewed teachers. Finally, the results corroborate the existence of a mathematical pedagogical practice that aims at the protagonism, autonomy and interest of the child, and reaffirm the importance of offering support and preparation to teachers, through continued training, so that they can promote mathematical education quality in early childhood education.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo compreender como os educadores de escolas municipais da Educação Infantil de Erechim – RS abordam a alfabetização e o letramento em matemática na Educação Infantil, de modo a ouvir suas vozes em relação aos desafios e potencialidades do trabalho com matemática na educação infantil. A metodologia utilizada no trabalho é a pesquisa bibliográfica, exploratória e documental. Para a coleta de dados, foi elaborado um questionário no Google Formulário com 10 questões que foram respondidas por 8 professores regentes de turmas da Educação Infantil. As respostas foram analisadas a partir de alguns autores que explicitam sobre a temática, tais como Gomes e Bernardi (2022), Sousa (2019), Sandin e Muniz (2022) e Freitas (2022). Os dados coletados foram tratados pela construção de gráficos, pela descrição das respostas e pela aproximação com o referencial teórico, permitindo uma análise e compreensão mais abrangente das práticas de ensino de matemática dos professores participantes da pesquisa. O estudo revela aspectos da prática de um grupo de professores que ensinam matemática na educação infantil considerando as turmas trabalhadas no ano de 2023 e sua faixa etária, suas práticas pedagógicas envolvendo a matemática, e as dificuldades e desafios enfrentados pelos professores entrevistados. Por fim, os resultados corroboram a existência de uma prática pedagógica matemática que visa o protagonismo, autonomia e o interesse da criança, e reafirmam a importância de oferecer suporte e preparação aos professores, por meio de formação continuada, para que possam promover uma educação matemática de qualidade na educação infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-08-12T12:27:36Z No. of bitstreams: 1 LONGO.pdf: 1763279 bytes, checksum: e03209df66645e5622e0ae00fc2137d5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-06T16:23:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LONGO.pdf: 1763279 bytes, checksum: e03209df66645e5622e0ae00fc2137d5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-06T16:23:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LONGO.pdf: 1763279 bytes, checksum: e03209df66645e5622e0ae00fc2137d5 (MD5) Previous issue date: 2024-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
dc.subjectAlfabetização e Letramentopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleAbordagem da matemática na educação infantil: percepções de educadores que atuam em escolas municipais de educação infantil em Erechim - RSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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