Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8013
Tipo: | Monografia |
Título: | Análise das condições de acesso para a produção agroecológica, junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, no território da cidadania Cantuquiriguaçu/PR |
Autor(es): | Eberhardt, Patricia Luiza |
Primeiro Orientador: | Stoffel, Janete |
Resumo: | As políticas públicas são importantes intervenções estatais para diferentes questões sociais, econômicas e ambientais. No caso do meio rural o incentivo para seu desenvolvimento é favorecido pelas políticas públicas, como aquelas que tratam de subsídios ou crédito destinado para os agricultores familiares. O crédito rural, criado em 1960 favorecia os agricultores patronais, o que levou à organização de movimentos em defesa dos trabalhadores rurais e agricultores familiares. Em consequência é criado em 1994 o Provape (Programa de Valorização da Pequena Produção Rural). Em 1996 foi instituído o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Desde então foram criadas e desenvolvidas linhas de financiamento dentro do programa, destinadas à modernização da agricultura, produção sustentável e inclusão social. Em relação às linhas direcionadas à produção sustentável, podem ser destacados as linhas do Pronaf Floresta, Pronaf Agroecologia e Pronaf. Entretanto, o que se observa é um baixo acesso a essas linhas em comparação com as linhas convencionais. Neste contexto, o estudo aqui apresentado se propõe a investigar quais as condições de acesso para a produção Agroecológica, junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, no Território da Cidadania Cantuquiriguaçu? Os objetivos específicos aos quais se propõe alcançar são: a) caracterizar o crédito rural, direcionado para a agricultura familiar, disponível no Brasil a partir de 1996, com ênfase no Pronaf; b) identificar os volumes de crédito rural, direcionados para a agricultura familiar, no Brasil, Paraná e Território da Cidadania Cantuquiriguaçu, a partir de 1996, destacando o Pronaf; c) analisar limites e potencialidades do Pronaf, no Território da Cidadania Cantuquiriguaçu, destacando a linha do Pronaf Agroecologia. Em termos metodológicos foi utilizado o estudo descritivo-exploratório. Quanto à coleta de dados trata-se de estudo de caso, utilizando como amostra agricultores familiares e agentes de instituições financeiras. A análise dos dados é quantitativa quanto ao tratamento dos dados secundários referentes aos valores acessados pelo Pronaf e qualitativa na análise das respostas às entrevistas. Em relação aos resultados foi observado que a maioria dos agricultores familiares entrevistados demonstrou interesse em acessar ao Pronaf Agroecologia, mas por motivos como endividamento, desconhecimento, taxa de juro e burocracia optam por não fazê-lo. Nas entrevistas com os agentes de instituições financeiras os resultados foram semelhantes, pois esses, predominantemente, não possuíam conhecimento da linha voltada para a Agroecologia, indicando que as instituições ofertam, principalmente, linhas convencionais. Uma observação que se pode fazer é de que há falta de ação governamental fomentando a linha junto aos agentes financeiros para que disponibilizem esta opção de crédito. Foi constatado ainda, nas instituições financeiras pesquisadas que não existe atuação em disponibilizar opções diferenciadas de créditos de acordo com o perfil dos agricultores familiares. Com base nas respostas dos agricultores familiares pesquisados e dos agentes financeiros constata-se a carência de atuação de um elo importante neste sistema que é a assistência técnica, a qual pode auxiliar o agricultor na elaboração de projeto e direcioná-lo para a linha mais adequada à sua realidade, bem como orientar quanto à necessidade e utilização dos recursos financeiros. |
Abstract/Resumen: | Public policies are important state interventions for different social, economic and environmental issues. In the case of the rural environment, the incentive for its development is favored by public policies, such as those dealing with subsidies or credit destined for family farmers. The rural credit, created in 1960, favored employers, which led to the organization of movements in defense of rural workers and family farmers. Therefore, the Provape (small Rural production valuation program) is created in 1994. In 1996, PRONAF (National program for the strengthening of family farming) was established. Since then, funding lines have been created and developed within the program, aimed at the Modernization of agriculture, sustainable production, and social inclusion. In relation to the lines directed to the Sustainable production, the Pronaf forest, Pronaf agroecology and Pronaf lines can be highlighted. However, what is observed is a low access to these lines compared to conventional lines. In this context, the study presented here proposes to investigate is which conditions of access to produce agroecological, contiguous to the national program for strengthening family farming, in the territory of Cantuquiriguaçu citizenship? The specific objectives to which it is proposed are: a) to characterize the rural credit, directed to family farming, available in Brazil from 1996 onwards, with emphasis on PRONAF; b) Identify the volumes of rural credit, directed to family farming, in Brazil, Paraná and territory of citizenship Cantuquiriguaçu, from 1996, highlighting the PRONAF; c) to analyze the limits and potentialities of Pronaf, in the territory of citizenship Cantuquiriguaçu, highlighting the line of Pronaf agroecology. In methodological terms, the descriptive-exploratory study was used. Concerning data collection is about the Case study, using as a sample family farmers and Agents of financial institutions. Data analysis is quantitative regarding the treatment of secondary data about the values accessed by PRONAF and qualitative in the analysis of responses to interviews. In relation to the results it was observed that most of the family farmers interviewed showed interest in accessing the Pronaf agroecology, but for reasons such as indebtedness, an absence of knowledge, interest rate and bureaucracy they choose to do not so. In the interviews with the agents of financial institutions the results were similar because these predominantly did not possess knowledge of the line geared towards agroecology, indicating that the institutions offer, mainly, lines Conventional. It remarks can be made is that there is a lack of governmental action fostering the line with the financial agents to make this credit option available. It was also found in the financial institutions surveyed that there is no performance in providing differentiated options of credits according to the profile of family farmers. Based on the responses of the surveyed family farmers and financial agents, there is a lack of action of an important connection in this system that is technical assistance, which can assist the farmer in the elaboration of the project and direct it to the line most suited to his reality, as well as to advise on the need and use of financial resources. |
Palavras-chave: | Agricultura familiar Políticas públicas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Laranjeiras do Sul |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8013 |
Data do documento: | 2018 |
Aparece nas coleções: | Ciências Econômicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EBERHARDT.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.