Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8025
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Maraschin, Maria Lucia Marocco-
dc.creatorZardo, Juliana-
dc.creatorLima, Stefani Weber de-
dc.date2024-07-08-
dc.date.accessioned2024-11-06T19:12:45Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-11-06T19:12:45Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8025-
dc.description.abstractThis study aims initially to fulfill an academic task, guided by ethical commitments that underpin the initial formation of Pedagogy undergraduate students. Through experiencing the initiation into research practice and delving into the challenges of literacy, attentive to learning difficulties mobilized by experiences in mandatory curriculum internships, we have confronted the dynamics of learning difficulties. Referring to these difficulties brings to the forefront the diversity of ways of learning and teaching—a complex relationship in everyday school life. Methodologically, it is an exploratory bibliographic research that, according to Severino (2002), presents pathways and options for problem identification. It also falls under the state of knowledge type of research, as per Ferreira (2002), allowing for an understanding of the dynamics of teaching/learning processes, identifying silences and formative movements regarding the production in the area/theme. The search conducted was in the electronic databases of SciELO (https://www.scielo.br/?lng=pt) and RBA – Revista Brasileira de Alfabetização (https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf), using the following search expressions: 1) Learning Difficulties "and"; 2) Learning difficulties in literacy "and"; 3) Learning and difficulties in literacy. It is worth noting that besides identifying the peculiarities related to literacy concepts, we aim to understand who the restless researchers are and what contributions they bring to contemporary educational practices, particularly regarding learning difficulties. From the readings of the inventoried articles, we highlight three main categories, with some subdivisions. These perspectives require further study, given certain silences. We also identified a significant number of discussions addressing the specificities of literacy and literacy, their concepts, and methodological approaches. However, regarding learning difficulties, specific discussions are still lacking as an interactive process aiming for interdisciplinary dialogue. Although discussions on literacy and literacy are its main focus, there is a lack of consideration of the diversity of teaching and learning methods manifested within the classroom. In conclusion, without aiming for finality, the discussions presented require strengthening, considering the diversity of ways of being and learning instituted by the systematic processes of learning to read and write within literacy and literacy policies, without prior blaming of a specific pedagogical approach.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como propósito, inicialmente, cumprir uma tarefa acadêmica, à luz dos compromissos éticos que subsidiam a formação inicial dos estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia. É objetivo geral deste exercício: analisar as produções científicas nacionais acerca das ocupações com as dificuldades de aprendizagem em processos de alfabetização/letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Ao nos referirmos às dificuldades de aprendizagem, trazemos para o centro da discussão a diversidade de jeitos de aprender e de ensinar: relação complexa no cotidiano escolar. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório, que, de acordo com Severino (2002), apresenta alguns caminhos e opções para identificação da problemática e é também uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, que, conforme Ferreira (2002), permite compreender a dinâmica dos processos de ensino/aprendizagem, identificando silenciamentos, movimentos formativos em relação à produção da área/tema. A busca que realizamos deu-se na base eletrônica da SciElo (https://www.scielo.br/?lng=pt) e da RBA – Revista Brasileira de Alfabetização (https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf), por meio das seguintes expressões de busca: 1) Dificuldades de Aprendizagem “and”; 2) Dificuldades de aprendizagem na alfabetização “and”; 3) Aprendizagem e dificuldades na alfabetização. Vale destacar que, além da identificação e peculiaridades relativas às concepções de alfabetização, intencionamos saber quem são os pesquisadores inquietos e que contribuições estes trazem às práticas educativas demandadas na contemporaneidade, de modo particular em relação às dificuldades de aprendizagem. Destacamos a partir das leituras dos artigos inventariados três (categorias), com alguns desmembramentos. Estes olhares, demandam continuidade dos estudos, dados alguns silenciamentos. Identificamos igualmente um número expressivo de discussões que abordam as especificidades da alfabetização e do letramento, suas concepções e encaminhamentos metodológicos. No entanto, no que tange às dificuldades de aprendizagem, ainda carecemos de discussões específicas, enquanto processo interlocutivo, de trocas, que objetiva diálogo interdisciplinar. Embora as discussões relativas à alfabetização/letramento sejam sua maior ocupação, não há ocupações sobre a diversidade de formas de ensinar e aprender manifestadas no interior da sala de aula. Concluímos, sem propósito de conclusão, que as discussões em tela requerem fortalecimentos, considerando a diversidade de jeitos de ser e de aprender, que são instituídas pelos processos de aprender a ler e escrever sistematicamente, nos processos de alfabetização e letramento, sem culpabilização prévia de uma abordagem pedagógica em específico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-10-09T00:38:23Z No. of bitstreams: 1 ZARDO.pdf: 1230871 bytes, checksum: 0d575034232ab9224c8b4495daac4d4d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-06T19:12:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ZARDO.pdf: 1230871 bytes, checksum: 0d575034232ab9224c8b4495daac4d4d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-06T19:12:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ZARDO.pdf: 1230871 bytes, checksum: 0d575034232ab9224c8b4495daac4d4d (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleAlfabetização/letramento: problematizações e olhares acerca das dificuldades de aprendizagem neste processopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ZARDO.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.