Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8029
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Baccin, Diego José-
dc.creatorSouza, Patrícia Tomas de-
dc.date2024-07-02-
dc.date.accessioned2024-11-06T19:21:18Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-11-06T19:21:18Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8029-
dc.description.abstractThe present research investigates Pierre Dardot and Christian Laval's theoretical contributions to the pedagogical debate through the Common Principle. Through a hermeneutic analysis, the study relates some sources of neoliberalism's influence on the educational field, based on policies and practices that denote a market-oriented and managerial logic. Dardot and Laval develop a series of propositions as an alternative to this new global rationality that interferes with social policies. The investigation reveals that while education adapts to a competitive and instrumentalist model, the concept of the Common Principle proposed by the authors offers a strong alternative that promotes the reclaiming of common rights for all. This principle fosters democratic collaboration and seeks to reclaim public and participatory governance institutions, essential for overcoming an education system that caters primarily to market demands. By confronting market-driven demands with the need for participatory democracy, it proposes envisioning a horizon where the common good prevails over private interests, moving education away from instrumentalist and market-oriented approaches. In summary, the common aims to reclaim participatory democratic movements, movements seeking common institutions, a democratic search for institutions and government by society in a direction that goes beyond neoliberalism and presents itself as a potential principle by introducing new perspectives to social spheres, consequently prompting new social horizons to the normative system that extends its market logic to all social instances.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga as contribuições teóricas de Pierre Dardot e Christian Laval ao debate pedagógico através do Princípio Comum. Através de uma análise hermenêutica, o estudo relaciona algumas fontes de influências do neoliberalismo sobre o campo educacional, a partir de políticas e práticas que denotam uma lógica mercantil e gerencialista. Dardot e Laval desenvolvem uma série de proposições em alternância a essa nova racionalidade mundial que interfere nas políticas sociais. A investigação revela que, enquanto a educação se adapta a um modelo competitivo e instrumentalista, o conceito do Princípio Comum proposto pelos autores oferece uma forte alternativa que proporciona a retomada dos direitos comuns a todos. Este princípio promove a colaboração democrática e busca resgatar instituições de governança pública e participativa, essenciais para uma educação que supere a proposta curricular para a demanda de mercado. Ao confrontar as demandas impostas pelo mercado com a necessidade de uma democracia participativa, propõe imaginar um horizonte onde o bem comum prevaleça sobre interesses particulares, retirando a educação do enfoque instrumentalista e mercantil. Em suma, o comum visa propor a retomada de movimentos democráticos participativos, movimentos em busca das Instituições comuns, uma busca democrática das instituições e do governo pela sociedade em uma direção que está para além do neoliberal e apresenta-se como um princípio potencial ao introduzir novas perspectivas às esferas sociais, provocando, consequentemente, novos horizontes ao sistema normativo que estende sua lógica de mercado a todas as instâncias sociais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-10-09T14:50:10Z No. of bitstreams: 1 SOUZA.pdf: 518013 bytes, checksum: 0d15d04ec1c90ae854f35f08d25630f4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-06T19:21:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SOUZA.pdf: 518013 bytes, checksum: 0d15d04ec1c90ae854f35f08d25630f4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-06T19:21:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOUZA.pdf: 518013 bytes, checksum: 0d15d04ec1c90ae854f35f08d25630f4 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectDemocracia participativapt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.titleImaginação política na educação: possíveis contribuições de Pierre Dardot e Christian Laval ao debate pedagógico a partir do princípio comumpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA.pdf505,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.