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Type: Dissertação
Título : Os efeitos de um programa de meditação na qualidade de sono de acadêmicos do curso de medicina
Author: Simon, Tiago Teixeira
First advisor: Silva, Shana Ginar da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Polettini, Jossimara
Resume: Dormir tem uma função biológica fundamental na consolidação da memória, normalização das funções endócrinas, termorregulação, conservação e restauração da energia e do metabolismo energético cerebral. Devido a essas importantes funções, as perturbações do sono podem acarretar alterações significativas no funcionamento físico, ocupacional, cognitivo e social do indivíduo, além de comprometer substancialmente a qualidade de vida. Os estudantes de medicina compõem um grupo suscetível aos transtornos do sono, em razão da carga curricular em horário integral, das atividades extracurriculares e da forte pressão e estresse, com exigência de alto rendimento e tempo demandado em estudos. Além dos distúrbios do sono, esses estudantes estão mais propensos a desenvolverem quadros de depressão, burnout acadêmico, estresse e ansiedade. A meditação tem impacto na saúde mental dos estudantes universitários estando relacionada com redução dos sintomas de depressão e ansiedade, prevenção e diminuição do estresse e do cansaço, bom desempenho cognitivo, melhora do sono, de atenção, do estado de consciência, de humor e empatia. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um programa de meditação online baseado em mindfulness na qualidade de sono em acadêmicos dos cursos de medicina da cidade de Passo Fundo/RS e Chapecó/SC. Além da qualidade do sono, desfechos secundários como atenção plena, sintomas de depressão, estresse, ansiedade e burnout acadêmico também foram avaliados. Foi desenvolvido um ensaio clínico randomizado, envolvendo 22 participantes submetidos a um programa online de meditação baseado em mindfulness de 8 semanas (1 encontro semanal de cerca de 1 hora de duração), e 21 participantes do grupo controle que não realizaram o programa. Os efeitos da intervenção foram avaliados no início, durante, ao término do programa e 8 semanas após, por meio da aplicação online dos instrumentos: PSQI (Pittsburgh Quality Sleep Index), ESE (Escala de sonolência de Epworth), MAAS (Mindful Attention Awareness Scale), DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale), e CBI-S (Copenhagen Burnout Inventory Student Version). Comparado ao grupo controle, a intervenção demonstrou melhora em 5 semanas na qualidade de sono (PSQI controle 8,47 x intervenção 6,0, p= 0,037), ansiedade (DASS-21/ ansiedade controle 15,05 x intervenção 9,56, p=0,018) e burnout acadêmico (CBI-S controle 50,53 x intervenção 37,0, p=0,006), além de melhora da atenção plena (MAAS controle 45,14 x intervenção 58,56, p=0,016), depressão (DASS-21/depressão controle15,43 x intervenção 6,93, p=0,025) e burnout acadêmico (CBI-S controle 49,21 x intervenção 36,94, p=0,013) no seguimento de 17 semanas, bem como melhora da qualidade de sono, atenção plena, depressão, estresse, burnout acadêmico ao término do programa no grupo submetido a intervenção, com manutenção dos resultados 2 meses após comparados ao início do estudo. O programa online de meditação baseado em mindfulness pode melhorar a qualidade de sono e outros parâmetros relacionados à saúde mental dos futuros médicos, e tornar-se um dispositivo para a inserção de novas formas de autocuidado para os estudantes de medicina e quiçá da área da saúde em geral.
Resumen : Sleep plays a fundamental biological role in memory consolidation, normalization of endocrine functions, thermoregulation, conservation and restoration of energy, and brain energy metabolism. Due to these important functions, sleep disorders can lead to significant changes in the individual's physical, occupational, cognitive, and social functioning, in addition to substantially compromising their quality of life. Medical students are a group susceptible to sleep disorders, due to their full-time curricular load, extracurricular activities, and the high pressure and stress required to perform well and spend time studying. In addition to sleep disorders, these students are more likely to develop depression, academic burnout, stress, and anxiety. Meditation has an impact on the mental health of university students, being related to the reduction of symptoms of depression and anxiety, prevention and reduction of stress and fatigue, good cognitive performance, improvement in sleep, attention, state of consciousness, mood, and empathy. The aim of this study was to evaluate the effects of an online mindfulness- based meditation program on sleep quality in medical students from the cities of Passo Fundo/RS and Chapecó/SC. In addition to sleep quality, secondary outcomes such as mindfulness, symptoms of depression, stress, anxiety, and academic burnout were also evaluated. A randomized clinical trial was developed, involving 22 participants who underwent an 8-week online mindfulness-based meditation program (1 weekly meeting of approximately 1 hour in duration), and 21 participants in the control group who did not participate in the program. The effects of the intervention were evaluated at the beginning, during, at the end of the program, and 8 weeks later, through the online application of the following instruments: PSQI (Pittsburgh Quality Sleep Index), ESE (Epworth Sleepiness Scale), MAAS (Mindful Attention Awareness Scale), DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale), and CBI-S (Copenhagen Burnout Inventory Student Version). Compared to the control group, the intervention demonstrated improvement in 5 weeks in sleep quality (PSQI control 8.47 x intervention 6.0, p = 0.037), anxiety (DASS-21/anxiety control 15.05 x intervention 9.56, p = 0.018) and academic burnout (CBI-S control 50.53 x intervention 37.0, p = 0.006), in addition to improvement in mindfulness (MAAS control 45.14 x intervention 58.56, p = 0.016), depression (DASS-21/depression control 15.43 x intervention 6.93, p = 0.025) and academic burnout (CBI-S control 49.21 x intervention 36.94, p = 0.013) in the 17-week follow-up, as well as improvement in sleep quality, mindfulness, depression, stress, academic burnout at the end of the program in the intervention group, with maintenance of results 2 months later compared to baseline. The online mindfulness-based meditation program can improve sleep quality and other parameters related to the mental health of future doctors, and become a tool for introducing new forms of self-care for medical students and perhaps those in the health care in general.
Palabras clave : Meditação (psicologia)
Atenção plena
Estudantes universitários
Medicina
Sono
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas
Type of Access: Acesso Embargado
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8098
Fecha de publicación : 2024
metadata.dc.level: Mestrado
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas

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