Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8114
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Wanzeller, Wanderson Gonçalves-
dc.creatorRosa, Ana Paula-
dc.date2023-
dc.date.accessioned2024-11-21T19:08:45Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-11-21T19:08:45Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8114-
dc.description.abstractIn this work we present a proposal for using the TRACKER software as a tool to facilitate the teaching/learning of Physics, using Newtonian dynamics as a scenario. Two typical situations were studied, where videos of body movements were produced and subsequently processed in the software. Our results show that in fact TRACKER can be used in these situations, facilitating the absorption of the content by students. The objective of the work is to demonstrate to Physics teachers in public schools the possibility of a more interesting class for their students, as the software is not difficult to use and can be installed on any laptop/computer as it costs nothing. In other words, students have the possibility of recording videos with their cell phones and carrying out their own analysis in the school's computer laboratory or at home. Furthermore, we hope that readers feel motivated to reproduce this material with their students in schools. In this way, the teaching of Physics would be facilitated by a meaningful approach.pt_BR
dc.description.resumoNesse trabalho apresentamos uma proposta de uso do software TRACKER como uma ferramenta afim de facilitar o ensino/aprendizagem da Física, tento como cenário a dinâmica Newtoniana. Foram estudadas duas situações típicas, onde, vídeos dos movimentos dos corpos foram produzidos e, posteriormente, tratados no software. Nossos resultados evidenciam que de fato o TRACKER pode ser empregado nessas situações e assim, facilitando a absorção do conteúdo por parte dos estudantes. O objetivo do trabalho é demostrar aos professores de Física das escolas públicas uma possibilidade de aula mais interessante para seus alunos, pois o software não apresenta dificuldade de utilização e pode ser instalado em qualquer laptop/computador por não ter custo algum. Ou seja, os estudantes têm a possibilidade de gravar os vídeos com seus aparelhos celulares e fazer a sua própria analise no laboratório de informática do colégio ou em casa. Além disso desejamos que os leitores se sintam motivados a reproduzir esse material com seus alunos nas escolas. Dessa forma, o ensino da Física seria facilitado por uma abordagem significativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2024-11-21T13:38:32Z No. of bitstreams: 1 ROSA.pdf: 2416334 bytes, checksum: 21ce9c540dc2f3030591c1ee4650bb3b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-21T19:08:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROSA.pdf: 2416334 bytes, checksum: 21ce9c540dc2f3030591c1ee4650bb3b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-21T19:08:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSA.pdf: 2416334 bytes, checksum: 21ce9c540dc2f3030591c1ee4650bb3b (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectSoftwarespt_BR
dc.titleVerificação do uso do software Tracker como ferramenta de ensino das leis de Newton em escolas públicaspt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSA.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.