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Tipo: Monografia
Título: A implantação dos kits educatron e seu impacto no trabalho docente: um estudo com professores da rede estadual de ensino de Laranjeiras do Sul - PR
Autor(es): Antunes, Kauane Andreiov Soares
Primeiro Orientador: Monteiro, Felipe Mattos
Resumo: Qual o impacto do kit multimídia Educatron no trabalho docente? A partir dessa questão desenvolvemos uma pesquisa sobre educação e tecnologia, tendo como questão problema o impacto da política de implantação dos kits Multimídia Educatron, implementado nas escolas da rede estadual de ensino pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (Seed-PR), no ano de 2022. Como objetivo central, avaliamos o impacto desta política a partir da perspectiva de professores da rede estadual de ensino de Laranjeiras do Sul – PR. A análise está estruturada na metodologia de ciclos de política formulada por Bowe e Ball (1992), a partir de três contextos: da produção do texto político, da prática, e dos resultados/efeitos. Portanto, trata-se de um estudo que incorpora métodos de triangulação de pesquisa (Cano, 2012), ao descrever documentos normativos da Seed-PR e apresentar resultados de análise quantitativa do questionário aplicado aos professores que atuam na rede estadual desta cidade. Buscou-se no arcabouço teórico conceitual, autores de referência na pesquisa de política públicas educacionais no Brasil como Moraes (2000), Barreto (2012) e Basniak (2016) elementos iniciais para análise da problemática exposta. A fim de buscar evidências empíricas sobre a percepção docente dos impactos destes equipamentos em seu trabalho, fez-se necessário a coleta de dados através de questionário para melhor identificar quais foram os avanços e as dificuldades experenciadas. Assim, a monografia não apenas examina o kit Educatron como uma inovação tecnológica, mas também o posiciona como uma política pública com implicações nas relações sociais e educacionais.
Abstract/Resumen: What is the impact of the Educatron multimedia kit on teaching work? Based on this question, we developed a research study on education and technology, focusing on the impact of the Educatron multimedia kits policy implemented in the state schools of Paraná by the State Secretariat of Education (Seed-PR) in 2022. The central objective of this study was to evaluate the impact of this policy from the perspective of teachers in the state education network of Laranjeiras do Sul – PR. The analysis is structured using Bowe and Ball's (1992) policy cycle methodology, examining three contexts: the production of the political text, the practice, and the results/effects. Thus, this study incorporates triangulation research methods (Cano, 2012) by describing normative documents from Seed-PR and presenting quantitative analysis results from a questionnaire administered to teachers in this city’s state network. The theoretical framework includes reference authors in the field of educational public policy research in Brazil, such as Moraes (2000), Barreto (2012), and Basniak (2016), to provide initial elements for analyzing the exposed issues. To gather empirical evidence on teachers' perceptions of the impact of these technologies on their work, data was collected through a questionnaire to better identify the advancements and challenges experienced. Therefore, this monograph not only examines the Educatron kit as a technological innovation but also situates it as a public policy with implications for social and educational relations.
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Escola pública
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8116
Data do documento: 2024
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