Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8130
Type: | Monografia |
Título : | Crianças na cidade: construção de sentido e significações da aprendizagem no território |
Author: | Bernardi, Roseny |
First advisor: | Matiello, Alexandre Mauricio |
Resume: | O presente trabalho consiste em identificar, conceituar e analisar cinco diferentes categorias de territórios pela ótica dos sentidos e dos significados que foram atribuídos pelas crianças. Foi baseado sobretudo no Projeto Crianças Arquitetando no território feito com crianças do 5aano integral da escola Cyro Sosnosky, do bairro Efapi. As oficinas do projeto aconteceram em três momentos principais: Mapear, Construir e Decidir, e levaram as crianças a fazer uma leitura dos territórios existentes do bairro e da cidade. A parte empírica do trabalho se serviu das transcrições de áudio, vídeos, dos desenhos e de um Atlas subjetivo, que foram produzidos pelas crianças durante as oficinas. Uma vez sistematizados, estes conteúdos, associados às fontes teóricas permitiram a delimitação de cinco categorias de territórios: Território do brincar; Território do não; Território do consumo; Território do aprender e Território da sociabilidade. Usamos tanto autores da sociologia como da arquitetura para fazer essa ponte entre a aprendizagem e os sentidos e significados atribuído no território. As crianças ao longo do projeto evidenciaram uma aprendizagem que vai além dos muros da escola, que se configura numa significação contínua dos múltiplos espaços do bairro e da cidade, vivenciados em seus cotidianos. Chegamos então a conclusão que é pela transitoriedade e experimentação dos territórios que as crianças significam e ressignificam os espaços do bairro e da cidade. Não apenas uma aprendizagem escolar tradicional, as crianças vão além tornando suas complexas percepções sobre a cidade em ações interventivas, seja pala fala, ocupação dos espaços interditados, dos espaços destinados aos adultos, e aos poucos vão retomando o direito a cidade |
Resumen : | The present work consists of identifying, conceptualizing and analyzing five different categories of territories from the perspective of the senses and meanings that were attributed by the children. It was mainly based on the Children Architecting Project in the territory made with children from the 5th grade of the Cyro Sosnosky school, in the Efapi neighborhood. The project's workshops took place in three main moments: Map, Build and Decide, and took the children to read the existing territories of the neighborhood and the city. The empirical part of the work used audio transcriptions, videos, drawings and a subjective Atlas, which were produced by the children during the workshops. Once systematized, these contents, associated with theoretical sources, allowed the delimitation of five categories of territories: Territory of playing; Territory of no; Consumer territory; Territory of learning and Territory of sociability. We use both authors of sociology and architecture to bridge this gap between learning and the senses and meanings attributed in the territory. The children throughout the project evidenced a learning that goes beyond the walls of the school, which is configured in a continuous meaning of the multiple spaces of the neighborhood and the city experienced in their daily lives. We then came to the conclusion that it is through the transience and experimentation of the territories that children mean and resignify the spaces of the neighborhood and the city. Not only a traditional school learning, children go beyond making their complex perceptions about the city into interventional actions, whether by speech, occupation of interdicted spaces, spaces destined for adults, and little by little they retake the right to the city |
Palabras clave : | Território Sentidos Significado Infância Cidades |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8130 |
Fecha de publicación : | 2021 |
Aparece en las colecciones: | Ciências Sociais - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BERNARDI.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.