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Tipo: Dissertação
Título: Equoterapia em ambientes naturais: um estudo de caso no IFRS - Campus Sertão
Autor(es): Marques, Gainete Santos
Primeiro Orientador: Galiano, Daniel
Primeiro coorientador: Oliveira, Marcos Antonio de
Primeiro membro da banca: Hartmann, Paulo Afonso
Segundo membro da banca: Zakrzevski, Sônia Beatris Balvedi
Resumo: A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza cavalos para o desenvolvimento de pessoas com deficiência ou necessidades especiais e busca o desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo, através de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. Este estudo de caso aborda as sessões equoterápicas que ocorrem em ambientes naturais destacando seus benefícios na percepção da equipe multiprofissional que realiza as intervenções física e emocional recomendadas aos praticantes. O local do estudo foi o Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do IFRS Campus Sertão – (CECC). O presente estudo tem por objetivo analisar as práticas de equoterapia em espaços naturais e suas implicações na percepção dos profissionais que atuam nas atividades equoterápicas no CECC. Na percepção dessa equipe, 86,4% apontam que os ambientes naturais oferecem várias vantagens em relação aos ambientes artificiais, facilitando a comunicação não verbal e promovendo um ambiente terapêutico mais eficaz. Os benefícios dos ambientes naturais incluem o bem-estar, redução do estresse e desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas. Este estudo conclui que a equoterapia em ambientes naturais, com sessões regulares, auxilia e oferece benefícios relevantes para todos os integrantes da triade terapêutica, formada pelos profissionais, praticantes e o cavalo. A imersão em um ambiente natural contribui para o desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo, promovendo o bem-estar físico, emocional e cognitivo, além de facilitar a comunicação e fortalecer a relação entre o praticante e o terapeuta.
Abstract/Resumen: Equine therapy is a therapeutic and educational method that uses horses for the development of people with disabilities or special needs and seeks the biopsychosocial development of the individual, through an interdisciplinary approach in the areas of health, education and horse riding. This case study addresses equine therapy sessions that take place in natural environments, highlighting their benefits in the perception of the multidisciplinary team that carries out the physical and emotional interventions recommended to practitioners. The study location was the Crioulo Horse Riding Center at IFRS Campus Sertão – (CECC). The present study aims to analyze equine therapy practices in natural spaces and their implications in the perception of professionals who work in equine therapy activities at CECC. In this team's perception, 86.4% point out that natural environments offer several advantages over artificial environments, facilitating non-verbal communication and promoting a more effective therapeutic environment. The benefits of natural environments include well-being, stress reduction and development of motor and cognitive skills. This study concludes that equine therapy in natural environments, with regular sessions, helps and offers relevant benefits for all members of the therapeutic triad, made up of professionals, practitioners and the horse. Immersion in a natural environment contributes to the individual's biopsychosocial development, promoting physical, emotional and cognitive well-being, in addition to facilitating communication and strengthening the relationship between the practitioner and the therapist.
Palavras-chave: Cavalos
Desenvolvimento biopsicossocial
Interdisciplinaridade
Métodos terapêuticos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8148
Data do documento: Ago-2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental

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