Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8164
Type: | Monografia |
Título : | Técnica, tempo e espaço geográfico na obra "a natureza do espaço", de Milton Santos, para pensar o ensino de geografia na escola |
Author: | Silva, Ildo Rodrigues da |
First advisor: | Andreis, Adriana Maria |
Resume: | Este trabalho aborda a inter-relação entre a técnica, o tempo e espaço geográfico, conforme discutido por Milton Santos em sua obra A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção (2006). A metodologia envolve estudo de natureza bibliográfica, para pensar esses conceitos em relação com o contexto do ensino de Geografia na escola. Essas ideias podem auxiliar na compreensão sobre o espaço geográfico e sua dinâmica na educação escolar. A pesquisa inicia-se com uma análise da trajetória acadêmica e intelectual de Milton Santos, destacando sua contribuição para o pensamento geográfico crítico. Em seguida, são explorados os conceitos de técnica, tempo e espaço geográfico, conforme apresentados por Santos (2006), enfatizando como essas dimensões se articulam para construir uma compreensão complexa e integrada do espaço. A conclusão sintetiza as principais ideias discutidas, estabelecendo relações entre a técnica, o tempo e o espaço geográfico, e os desafios de ensinar Geografia na escola. |
Resumen : | This paper addresses the interrelationship between technique, time and geographic space, as discussed by Milton Santos in his work The Nature of Space: Technique and Time, Reason and Emotion (2006). The methodology involves a bibliographical study to consider these concepts in relation to the context of teaching Geography in schools. These ideas can help in understanding geographic space and its dynamics in school education. The research begins with an analysis of Milton Santos' academic and intellectual trajectory, highlighting his contribution to critical geographic thought. Next, the concepts of technique, time and geographic space are explored, as presented by Santos (2006), emphasizing how these dimensions are articulated to build a complex and integrated understanding of space. The conclusion summarizes the main ideas discussed, establishing relationships between technique, time and geographic space, and the challenges of teaching Geography in schools. Keywords: Milton Santos; technique; time; geographic space; teaching of Geography. |
Palabras clave : | Tempo Geografia humana Educação escolar Espaço (geografia) |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8164 |
Fecha de publicación : | 2024 |
Aparece en las colecciones: | Geografia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA.pdf | 367,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.