Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8164
Type: Monografia
Título : Técnica, tempo e espaço geográfico na obra "a natureza do espaço", de Milton Santos, para pensar o ensino de geografia na escola
Author: Silva, Ildo Rodrigues da
First advisor: Andreis, Adriana Maria
Resume: Este trabalho aborda a inter-relação entre a técnica, o tempo e espaço geográfico, conforme discutido por Milton Santos em sua obra A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção (2006). A metodologia envolve estudo de natureza bibliográfica, para pensar esses conceitos em relação com o contexto do ensino de Geografia na escola. Essas ideias podem auxiliar na compreensão sobre o espaço geográfico e sua dinâmica na educação escolar. A pesquisa inicia-se com uma análise da trajetória acadêmica e intelectual de Milton Santos, destacando sua contribuição para o pensamento geográfico crítico. Em seguida, são explorados os conceitos de técnica, tempo e espaço geográfico, conforme apresentados por Santos (2006), enfatizando como essas dimensões se articulam para construir uma compreensão complexa e integrada do espaço. A conclusão sintetiza as principais ideias discutidas, estabelecendo relações entre a técnica, o tempo e o espaço geográfico, e os desafios de ensinar Geografia na escola.
Resumen : This paper addresses the interrelationship between technique, time and geographic space, as discussed by Milton Santos in his work The Nature of Space: Technique and Time, Reason and Emotion (2006). The methodology involves a bibliographical study to consider these concepts in relation to the context of teaching Geography in schools. These ideas can help in understanding geographic space and its dynamics in school education. The research begins with an analysis of Milton Santos' academic and intellectual trajectory, highlighting his contribution to critical geographic thought. Next, the concepts of technique, time and geographic space are explored, as presented by Santos (2006), emphasizing how these dimensions are articulated to build a complex and integrated understanding of space. The conclusion summarizes the main ideas discussed, establishing relationships between technique, time and geographic space, and the challenges of teaching Geography in schools. Keywords: Milton Santos; technique; time; geographic space; teaching of Geography.
Palabras clave : Tempo
Geografia humana
Educação escolar
Espaço (geografia)
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8164
Fecha de publicación : 2024
Aparece en las colecciones: Geografia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA.pdf367,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.