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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8173
Tipo: | Dissertação |
Título: | Etnomatemática e tecnologias digitais: ticas de matema para o ensino da matemática do 5º ano – um olhar para grandezas e medidas |
Autor(es): | Pavan, Maritânia Angela Roman |
Primeiro Orientador: | Scheffer, Nilce Fátima |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Cristiane Coppe de |
Segundo membro da banca: | Loss, Adriana Salete |
Terceiro membro da banca: | Sartori, Jerônimo |
Resumo: | A presente dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da UFFS/RS, na linha de Pesquisa em Processos Pedagógicos, Políticas e Gestão Educacional. Tem como meta analisar as contribuições da Etnomatemática e relacionar esses conhecimentos etnomatemáticos com os conteúdos matemáticos trabalhados em sala de aula. Seu objetivo é investigar e identificar “ticas de matema” a partir da entrevista de um agricultor, tendo em vista contribuições da Etnomatemática e as atividades desenvolvidas no dia a dia, que podem auxiliar no ensino da Matemática do 5º ano mais especificamente no conteúdo de Grandezas e Medidas, sua integração com as Tecnologias Digitais e com os documentos BNCC e RCG, a fim de responder a seguinte questão: Que contribuições a Etnomatemática pode apresentar, para a discussão de Grandezas e Medidas no 5º ano em integração com as Tecnologias Digitais? Para esse trabalho qualitativo de dissertação, utilizou-se como metodologia a pesquisa de campo que contou com a entrevista semiestruturada e observação para a coleta de dados, tendo por sujeito um agricultor da região Norte do Rio Grande do Sul, e a pesquisa documental que ocorreu a partir da análise dos seguintes documentos referentes ao componente, Matemática e Tecnologias Digitais: Base Nacional Comum Curricular (2017), Referencial Curricular Gaúcho (2018) e Matriz Curricular (2023). A organização e análise dos dados foi por meio da Análise Textual Discursiva e categorização a posteriori Bardin (2011). Na primeira categoria foi possível reconhecer as Ticas de Matema realizadas pelo agricultor no seu dia a dia e relacioná-las com os conteúdos de Grandezas e Medidas do 5º ano, como área, capacidade e volume. A segunda categoria relaciona o conhecimento do agricultor com as Tecnologias Digitais e a utilização das mesmas em sala de aula, e a terceira categoria, apresenta nuances interdisciplinares que permeiam o contexto rural do sujeito e podem ser contextualizadas com as disciplinas em sala de aula, mostrando a presença evidente da Etnomatemática. A partir da investigação, foi possível observar que a Etnomatemática tem muito a contribuir com o ensino da Matemática por proporcionar aulas mais ricas, criativas, dinâmicas e críticas no sentido do reconhecimento das outras formas de pensar matemática existentes em nossa sociedade, como propõe os documentos da BNCC e RCG. Nos resultados, evidenciamos diversas situações que demonstram uma matemática acadêmica trabalhada de outra maneira, como o cálculo do volume da tora, da tábua, perímetro e capacidade, atividades do dia a dia que revelam “ticas de matema” do contexto rural do sujeito, que podem ser fundamentadas por teorias acadêmicas da Educação Matemática. Esta dissertação apresenta um Produto Educacional, que se constitui em uma Proposta Pedagógica para desenvolver atividades que integram Etnomatemática e Tecnologias Digitais na exploração das Grandezas e Medidas no 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. |
Abstract/Resumen: | This dissertation is linked to the Professional Postgraduate Program in Education at UFFS/RS, in the line of Research in Pedagogical Processes, Policies and Educational Management. Its goal is to analyze the contributions of Ethnomathematics and relate this ethnomathematical knowledge with the mathematical content worked in the classroom. Its objective is to investigate and identify “tics of mathema” based on the oral history of a farmer, taking into account contributions from Ethnomathematics and the activities developed on a daily basis, which can assist in teaching 5th grade Mathematics, more specifically in the content of Quantities and Measurements, its integration with Digital Technologies and with the BNCC and RCG documents, in order to answer the following question: What contributions can Ethnomathematics present for the discussion of Quantities and Measurements in the 5th grade in integration with Digital Technologies? For this qualitative dissertation work, field research was used as a methodology that included semi-structured interviews and observation for data collection, with the subject being a farmer from the North region of Rio Grande do Sul, and the documentary research that took place based on the analysis of the following documents referring to the component, Mathematics and Digital Technologies: National Common Curricular Base (2017), Rio Grande do Sul Curricular Reference (2018) and Curriculum Matrice (2023). The organization and analysis of the data was through Discursive Textual Analysis and a posteriori categorization by Bardin (2011). In the first category, it was possible to recognize the Tics of Mathema performed by the farmer in his daily life and relate them to the contents of Quantities and Measurements of the 5th year, such as area, capacity and volume. The second category relates the farmer's knowledge with Digital Technologies and their use in the classroom, and the third category presents interdisciplinary nuances that permeate the subject's rural context and can be contextualized with the disciplines in the classroom, showing the evident presence of Ethnomathematics. From the research, it was possible to observe that Ethnomathematics has a lot to contribute to the teaching of Mathematics by providing richer, more creative, dynamic and critical classes in the sense of recognizing other ways of thinking about mathematics that exist in our society, as proposed by the BNCC and RCG documents. In the results, we highlighted several situations that demonstrate academic mathematics worked in a different way, such as calculating the volume of a log, a board, perimeter and capacity, everyday activities that reveal “tics of mathema” from the subject's rural context, which can be supported by academic theories of Mathematics Education. This dissertation presents an Educational Product, which constitutes a Pedagogical Proposal to develop activities that integrate Ethnomathematics and Digital Technologies in the exploration of Quantities and Measurements in the 5th year of Elementary School - Initial Years. |
Palavras-chave: | Etnomatemática Educação Matemática Tecnologias Digitais Anos Iniciais do Ensino Fundamental Grandezas e Medidas. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8173 |
Data do documento: | Nov-2024 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
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