Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moraes, Daniela Paiva Yabeta de-
dc.contributor.referee1Klein, Caroline Rippe de Mello-
dc.contributor.referee2Monteiro, Lívia Nascimento-
dc.creatorMonteiro, Amanda-
dc.date2024-07-09-
dc.date.accessioned2024-12-16T12:04:40Z-
dc.date.available2024-07-17-
dc.date.available2024-12-16T12:04:40Z-
dc.date.issued2024-07-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8182-
dc.description.abstractThe title of this work is “Female protagonism and teaching history: the case of Brazilian independence in the textbook (Getúlio Vargas/RS – 2024)”. From reading the book “Brazilian Independence: the women who were there” (2022) by Antônia Pellegrino and Heloisa Starling – which presents the trajectory of seven women in Brazil’s independence process: Hipólita Jacinta Teixeira de Melo; Bárbara de Alencar; Urânia Vanério; Maria Felipa de Oliveira; Maria Quitéria de Jesus; Maria Leopoldina and Ana Lins – I started to question what the students at the schools where I was an intern learned about these women. Therefore, the objective of this research is to problematize the lack of female representation in the History textbook in the collection “History, Society and Citizenship” by Alfredo Boulos, more precisely in chapters 8 “The arrival of the royal family” and 9 “The reign of D. Pedro I: a limited citizenship”, which deal with Brazil’s independence process. The book in question is used by the 8th year elementary school classes at Colégio Estadual Antônio Scussel, located in the city of Getúlio Vargas (RS), where I carried out one of my internships during the History Degree course. Given the lack of reference to women in the process of political emancipation in Brazil, I present a proposal for a teaching plan that included female participation and can be worked on in dialogue with the book in question. My main motivation in carrying out this research was to bring women as active historical subjects to students, to discuss Public History and History Teaching.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como título o “Protagonismo feminino e ensino de história: o caso da independência do Brasil no livro didático (Getúlio Vargas/RS – 2024)”. A partir da leitura do livro “Independência do Brasil: as mulheres que estavam lá” (2022) de Antônia Pellegrino e Heloisa Starling – que apresenta a trajetória de sete mulheres no processo de independência do Brasil: Hipólita Jacinta Teixeira de Melo; Bárbara de Alencar; Urânia Vanério; Maria Felipa de Oliveira; Maria Quitéria de Jesus; Maria Leopoldina e Ana Lins – passei a questionar sobre o que os alunos das escolas em que eu estagiava aprendiam sobre essas mulheres. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é problematizar a falta de representatividade feminina no livro didático de História da coleção “História, Sociedade e Cidadania” de Alfredo Boulos, mais precisamente nos capítulos 8 “A chegada da família real” e 9 “O reinado de D. Pedro I: uma cidadania limitada”, que tratam do processo de independência do Brasil. O livro em questão é utilizado pelas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Antônio Scussel, localizado na cidade de Getúlio Vargas (RS), local onde realizei um dos meus estágios durante o curso de Licenciatura em História. Diante da falta de referência a mulheres no processo de emancipação política do Brasil, apresento uma proposta de plano de ensino que incluiu a participação feminina e pode ser trabalhado em diálogo com o livro em questão. Minha principal motivação na realização dessa pesquisa foi levar aos alunos e alunas as mulheres como sujeito históricos atuantes, debater sobre História Pública e Ensino de História.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-12-10T16:24:07Z No. of bitstreams: 1 MONTEIRO.pdf: 6192122 bytes, checksum: 39478cf4b66e2b9dd22bb8f8c8c7ee01 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-12-16T12:04:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONTEIRO.pdf: 6192122 bytes, checksum: 39478cf4b66e2b9dd22bb8f8c8c7ee01 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-16T12:04:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONTEIRO.pdf: 6192122 bytes, checksum: 39478cf4b66e2b9dd22bb8f8c8c7ee01 (MD5) Previous issue date: 2024-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndependência do Brasilpt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.titleProtagonismo feminino e ensino de história: o caso da independência do Brasil no livro didático de história (Getúlio Vargas/RS - 2024)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONTEIRO.pdf6,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.