Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8182
Type: Monografia
Title: Protagonismo feminino e ensino de história: o caso da independência do Brasil no livro didático de história (Getúlio Vargas/RS - 2024)
Author: Monteiro, Amanda
First advisor: Moraes, Daniela Paiva Yabeta de
metadata.dc.contributor.referee1: Klein, Caroline Rippe de Mello
metadata.dc.contributor.referee2: Monteiro, Lívia Nascimento
Resume: O presente trabalho tem como título o “Protagonismo feminino e ensino de história: o caso da independência do Brasil no livro didático (Getúlio Vargas/RS – 2024)”. A partir da leitura do livro “Independência do Brasil: as mulheres que estavam lá” (2022) de Antônia Pellegrino e Heloisa Starling – que apresenta a trajetória de sete mulheres no processo de independência do Brasil: Hipólita Jacinta Teixeira de Melo; Bárbara de Alencar; Urânia Vanério; Maria Felipa de Oliveira; Maria Quitéria de Jesus; Maria Leopoldina e Ana Lins – passei a questionar sobre o que os alunos das escolas em que eu estagiava aprendiam sobre essas mulheres. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é problematizar a falta de representatividade feminina no livro didático de História da coleção “História, Sociedade e Cidadania” de Alfredo Boulos, mais precisamente nos capítulos 8 “A chegada da família real” e 9 “O reinado de D. Pedro I: uma cidadania limitada”, que tratam do processo de independência do Brasil. O livro em questão é utilizado pelas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Antônio Scussel, localizado na cidade de Getúlio Vargas (RS), local onde realizei um dos meus estágios durante o curso de Licenciatura em História. Diante da falta de referência a mulheres no processo de emancipação política do Brasil, apresento uma proposta de plano de ensino que incluiu a participação feminina e pode ser trabalhado em diálogo com o livro em questão. Minha principal motivação na realização dessa pesquisa foi levar aos alunos e alunas as mulheres como sujeito históricos atuantes, debater sobre História Pública e Ensino de História.
Abstract: The title of this work is “Female protagonism and teaching history: the case of Brazilian independence in the textbook (Getúlio Vargas/RS – 2024)”. From reading the book “Brazilian Independence: the women who were there” (2022) by Antônia Pellegrino and Heloisa Starling – which presents the trajectory of seven women in Brazil’s independence process: Hipólita Jacinta Teixeira de Melo; Bárbara de Alencar; Urânia Vanério; Maria Felipa de Oliveira; Maria Quitéria de Jesus; Maria Leopoldina and Ana Lins – I started to question what the students at the schools where I was an intern learned about these women. Therefore, the objective of this research is to problematize the lack of female representation in the History textbook in the collection “History, Society and Citizenship” by Alfredo Boulos, more precisely in chapters 8 “The arrival of the royal family” and 9 “The reign of D. Pedro I: a limited citizenship”, which deal with Brazil’s independence process. The book in question is used by the 8th year elementary school classes at Colégio Estadual Antônio Scussel, located in the city of Getúlio Vargas (RS), where I carried out one of my internships during the History Degree course. Given the lack of reference to women in the process of political emancipation in Brazil, I present a proposal for a teaching plan that included female participation and can be worked on in dialogue with the book in question. My main motivation in carrying out this research was to bring women as active historical subjects to students, to discuss Public History and History Teaching.
Keywords: Independência do Brasil
Mulheres
Ensino de História
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8182
Issue Date: Jul-2024
Appears in Collections:História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONTEIRO.pdf6,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.