Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8201
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Qualificação e gestão de pessoas em cooperativas de crédito - uma revisão sistemática da literatura nacional no período de 2018 a 2024
Autor(es): Prichoa, Luciane
Primeiro Orientador: Santos, Carlos Alberto Frantz dos
Resumo: Cada vez mais as empresas e cooperativas de crédito estão em busca de pessoas com qualificação profissional e também manter a área de gestão de pessoas em equilíbrio com toda a organização garantindo bons resultados. Introduzem-se os conceitos e definições de cooperativismo e cooperativas de crédito, a qualificação profissional e sua importância para as cooperativas de crédito e gestão de pessoas nas cooperativas de crédito, visto que a falta de qualificação profissional afeta a competitividade e prejudica a eficiência da organização. Como objetivo geral buscou-se pesquisar quais foram as publicações nacionais sobre qualificação profissional e gestão de pessoas em cooperativas de crédito. A metodologia utilizada se dá através de uma revisão sistemática da literatura. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura nacional, com base no protocolo PRISMA. Optou-se pela base de dados do Google acadêmico. Aplicando-se critérios de inclusão e exclusão, 11 artigos publicados entre os anos de 2018 e 2024 permaneceram na análise final. Os resultados indicam predominância nos estudos sobre treinamento e menor quantidade sobre gestão por competências. Conclui-se que os benefícios da gestão de pessoas em uma organização são de suma importância. Investir em ações na área, contribui com o engajamento do quadro funcional em organizações cooperativas de crédito e, afeta positivamente o sentimento de comprometimento entre os colaboradores e as instituições. Ainda, investir na qualificação e capacitação de pessoas, contribui para o desenvolvimento de políticas e práticas de gestão de pessoas dentro das cooperativas de crédito.
Palavras-chave: Gestão de Pessoas
Cooperativas de Crédito
Competência Profissional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8201
Data do documento: Out-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Cooperativismo de Crédito e Desenvolvimento Sustentável

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRICHOA.pdf478,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.