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Type: Dissertação
Título : Entre Ser e Tempo: Angústia, Temporalidade e Morte em Martin Heidegger
Author: Fantin, Natan Júlio
First advisor: Leite, Thiago Soares
Resume: A presente dissertação visa aprofundar a investigação sobre a noção de afetividade na obra Ser e Tempo de Martin Heidegger, com enfoque no fenômeno da angústia como uma disposição afetiva fundamental que revela a estrutura existencial do ser-aí em sua relação com a temporalidade e a morte, orientando o questionamento filosófico. A pesquisa é dividida em três capítulos principais. O primeiro capítulo explora a morte em Heidegger, distinguindo entre sua compreensão imprópria, na cotidianidade, e sua compreensão própria, como a possibilidade mais extrema do ser-aí, que o confronta com sua finitude. Esta análise estabelece a morte como um horizonte fundamental para a compreensão da existência, sugerindo que a angústia, ao revelar a iminência da morte, ilumina o caminho para uma existência mais própria. No segundo capítulo, a dissertação aborda a noção de temporalidade em Heidegger, enfatizando as ekstases temporais do porvir, do ter-sido e da presentificação. A análise detalha como a temporalidade molda a experiência do ser-aí, mostrando que a angústia é profundamente enraizada na estrutura temporal do ser-aí. A dissertação argumenta que a angústia, ao revelar a finitude do ser-aí, abre-o para suas possibilidades mais próprias e, portanto, para uma existência mais própria. O terceiro capítulo analisa a angústia como uma experiência existencial que confronta o ser-aí com o nada, transcendendo as abordagens tradicionais da psicologia e da psicanálise. A dissertação discute a angústia como uma força que, ao desvincular o ser-aí de suas ocupações cotidianas, o prepara para uma resolução própria de sua existência. Além disso, explora a relação entre angústia e transcendência, sugerindo que a angústia, ao confrontar o ser-aí com sua finitude, desempenha um papel central na prática do filosofar. Ao longo da dissertação, a fenomenologia é utilizada como o principal método de investigação, permitindo uma análise rigorosa e detalhada da angústia, sem reduzi-la a termos psicologizantes. A pesquisa conclui que a angústia, ao revelar a estrutura temporal e finita do ser-aí, é fundamental para a compreensão da existência humana em Heidegger. Dessa forma, a dissertação oferece uma leitura fenomenológica que esclarece a relação entre angústia, temporalidade e morte no contexto do perguntar filosófico.
Resumen : This dissertation aims to deepen the investigation into the notion of affectivity in Being and Time by Martin Heidegger, focusing on the phenomenon of angst as a fundamental affective disposition that reveals the existential structure of Dasein in its relation to temporality and death, thereby guiding philosophical inquiry. The research is divided into three main chapters. The first chapter explores Heidegger’s concept of death, distinguishing between its improper understanding, rooted in everydayness, and its proper understanding, as the ultimate possibility of Dasein, confronting it with its finitude. This analysis establishes death as a fundamental horizon for understanding existence, suggesting that angst, by unveiling the imminence of death, illuminates the path to a more authentic existence. In the second chapter, the dissertation addresses Heidegger’s notion of temporality, emphasizing the temporal ekstases of future, having-been, and present. The analysis details how temporality shapes Dasein’s experience, demonstrating that angst is deeply rooted in Dasein’s temporal structure. The dissertation argues that angst, by revealing Dasein’s finitude, opens it to its most authentic possibilities and thus to a more authentic existence. The third chapter examines angst as an existential experience that confronts Dasein with nothingness, transcending traditional approaches of psychology and psychoanalysis. The dissertation discusses angst as a force that, by detaching Dasein from its everyday engagements, prepares it for an authentic resolution of its existence. Furthermore, it explores the relationship between angst and transcendence, suggesting that angst, by confronting Dasein with its finitude, plays a central role in the practice of philosophizing. Throughout the dissertation, phenomenology is employed as the primary method of investigation, enabling a rigorous and detailed analysis of angst without reducing it to psychologizing terms. The research concludes that angst, by revealing the temporal and finite structure of Dasein, is fundamental to understanding human existence in Heidegger’s thought. Thus, the dissertation offers a phenomenological interpretation that elucidates the relationship between angst, temporality, and death within the context of philosophical questioning.
Palabras clave : Afetividade
Angústia
Morte
Tempo
Fenomenologia
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8221
Fecha de publicación : 2024
metadata.dc.level: Mestrado
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação em Filosofia

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