Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8228
Type: Tese
Title: Um olhar discursivo desconstrutivo sobre os efeitos de ser professor de língua portuguesa no acontecimento da pandemia de Covid-19
Author: Surdi, Mary Stela
First advisor: Stübe, Angela Derlise
Resume: Neste trabalho apresento alguns resultados da pesquisa em nível de doutoramento vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó- SC e tem como tema os efeitos de sentido de ser professor de língua portuguesa no acontecimento da pandemia de Covid-19. Esse acontecimento promoveu uma série de disrupturas nos modelos vigentes no mundo do trabalho, nas relações sociais, no campo da educação e nos modos de subjetivação. Uma dessas disrupturas no campo educacional pode ter afetado os modos de subjetivação de sujeitos-professores de língua portuguesa, instaurando outras redes de filiação de sentidos do que se interpreta sobre “ser professor de língua portuguesa”. Teoricamente, pauto-me em uma perspectiva discursiva em aproximação com a desconstrução e a psicanálise. O objetivo principal foi analisar se a experiência de ensino remoto emergencial provocou deslocamentos nos modos de subjetivação dos sujeitos-professores, implicando (ou não) a constituição de novos processos identificatórios de ser-professor, tendo como materialidades significantes escrituras de si de graduados do Curso de Letras da UFFS, campus Chapecó-SC. Metodologicamente, o arquivo foi constituído com entrevistas semiestruturadas realizadas com dez sujeitos-professores de língua portuguesa que falaram de si e sobre a experiência de ser professor durante o acontecimento da pandemia de Covid-19. Desse arquivo, extraí um conjunto de regularidades discursivas que constituem o corpus deste estudo, a saber: o unheimlich, a angústia, o desejo, o falar de si e a docência pandêmica. Em meu olhar-leitor, o unheimlich foi interpretado como um efeito decorrente do súbito e do inesperado, provocado pelo ensino remoto emergencial em confronto ao ensino presencial; a angústia, como um afeto que se manifestou via corpolinguagem, com efeitos que provocaram questionamentos e incertezas sobre o fazer docente; o desejo, como um efeito do afeto da angústia, que mobilizou o sujeito-professor a se deslocar da posição de sujeito desamparado para sujeito desejante; o falar de si como um gesto com seus efeitos phármakon de veneno remédio, que revela a necessidade e a im possibilidade desse gesto. Dentre algumas considerações, vislumbro que os efeitos e os afetos experienciados por esses sujeitos provocaram deslocamentos nos modos de subjetivação de ser professor e ao propor um olhar discursivo desconstrutivo sobre a docência pandêmica, busquei compreender e interpretar o que essa experiência sugere sobre aspectos que se poderia avançar para pensar a formação de professores, em especial, a formação inicial, lugar de onde me posiciono como sujeita-pesquisadora-formadora. Nosso desafio é o de pensar os processos de formação não mais pela (suposta) certeza de que sabemos ser professores (em uma modalidade de ensino específica), instalando a contradição e a heterogeneidade como categorias constitutivas dos modos de subjetivação docente.
Abstract: In this work I present some results of the doctoral research linked to the Postgraduate Program in Linguistic Studies (PPGEL) at the Federal University of Fronteira Sul (UFFS), on the campus of Chapecó, SC, and its theme is the effects of meaning of being a teacher of Portuguese language during the Covid-19 pandemic. This event promoted a series of disruptions in the current models, in the world of work, in social relations and in the field of education. One of these disruptions, in the educational field, may have affected the modes of subjectivation of subject-teachers of Portuguese language, establishing other networks of affiliation of meanings of what is interpreted about “being a teacher”. Theoretically, I am based on a d discursive perspective in approximation with the desconstruction. The main objective was to analyze whether the experience of emergency remote teaching caused shifts in the modes of subjectivation of subject-teachers, implying (or not) the constitution of new identification processes of being a teacher, having as significant materialities, self-writings from graduates of the Course of Letters at UFFS, on the campus of Chapecó, SC. Methodologically, the file was made up of semi-structured interviews carried out with ten subject-teachers who spoke about themselves and the experience of being a teacher during the Covid-19 pandemic. From this file, I extracted a set of discursive regularities that constitute the corpus of this study, namely: the unheimlich, the anxiety, the desire, the talking about oneself and the pandemic teaching. In my reading perspective, the unheimlich was interpreted as an effect resulting from the sudden and unexpected, caused by emergency remote teaching in comparison to in-person teaching; the anxiety, as an affection that manifested itself via body language, with effects that provoked questions and uncertainties about teaching; the desire, as an effect of the affection of the anxiety, which mobilized the subject-teacher to move from the position of a helpless subject to a desiring subject; the speaking about oneself as a gesture with its phármakon effects of poison medicine, which reveals the necessity and im possibility of this gesture. Among some considerations, I see that the effects and affections experienced by these subjects caused shifts in the modes of subjectivation of being a teacher and by proposing a discursive deconstructive look at pandemic teaching, I sought to understand and interpret what this experience shows about aspects that could be moved forward to think about teacher training, in particular, initial training, the place from where I position myself as a subject-researcher-professor. Our challenge is to think about training processes no longer based on the (supposed) certainty that we know how to be professors (in a specific teaching modality), installing contradiction and heterogeneity as constitutive categories of modes of teaching subjectivation.
Keywords: Discurso
Professores
Língua Portuguesa
Pandemias
Covid-19
Educação à distância
Subjetividade
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8228
Issue Date: 2024
metadata.dc.level: Doutorado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SURDI.pdf2,82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.