Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8234
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bagnara, Ivan Carlos | - |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Ana Maria de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2 | Boscatto, Juliano Daniel | - |
dc.creator | Faleiro, Bruno Felipe Assoni | - |
dc.date | 2024-12 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-07T13:46:55Z | - |
dc.date.available | 2025-01-22 | - |
dc.date.available | 2025-02-07T13:46:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-12 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8234 | - |
dc.description.abstract | In recent times, discussions about curriculum and its interfaces in Brazilian formal education have gained prominence, especially in the context of Physical Education in Schools (PES). There is a growing effort to establish an identity for PES that legitimizes it as a curricular component dedicated to the production of knowledge and understanding about the body culture of movement. This endeavor requires reflection on the role and structuring of the Physical Education (PE) curriculum in schools, involving the selection, organization, and systematization of study themes, explaining the specific content that will be taught. In this sense, this study aims to analyze the way basketball is presented in the PE curricular documents of state and municipal public schools, in Elementary School II (6th to 9th grade). The specific objectives are: to argue about the importance of considering the perspective of the production of multidimensional knowledge and the approach to Olympic Values in PE in Basic Education, based on the theme of basketball; to understand how themes related to basketball and Olympic values are treated in schools; and, finally, to develop a proposal for a longitudinal curriculum systematization (6th to 9th grade) on basketball, which focuses on the production of multidimensional knowledge and the understanding and experience of Olympic Values. Methodologically, it consists of a qualitative, documentary research that analyzed the curriculum documents of six public schools, two municipal schools and four state schools. When analyzing the data, evidence was found that the phenomenon of teacher abandonment/pedagogical disinvestment seems to manifest itself in the context, because, among other things, the process of searching for school documents was a traumatic movement, with difficulty in presenting them by some schools. Regarding the physical dimension of knowledge, only one of the municipal schools presents a detailed plan on basketball, while the others present the theme of invasion sports in a generalist way. Regarding the conceptual dimension, one municipal school presents themes directly linked to basketball, but with a weak systematization and deepening, while the others present broader themes that are consistent with the conceptual dimension, but without articulation with basketball. Regarding the Olympic Values, it was possible to observe that there is reference to values, but related in a more general way to the universe of body practices, without mentioning the term specifically. It is concluded that, with its strengths and weaknesses, the research can contribute to PE teachers in the elaboration and development of curricular projects centered on the multidimensionality of knowledge, demonstrating enormous educational potential regarding the production of knowledge about the body culture of movement. | pt_BR |
dc.description.resumo | Nos últimos tempos, as discussões sobre currículo e suas interfaces na educação formal brasileira ganharam destaque, especialmente no contexto da Educação Física Escolar (EFE). Há um esforço crescente para estabelecer uma identidade para a EFE que a legitime como um componente curricular dedicado à produção de conhecimentos e saberes sobre a cultura corporal de movimento. Essa empreitada exige uma reflexão sobre o papel e a estruturação do currículo da Educação Física (EF) na escola, envolvendo a seleção, organização e sistematização das temáticas de estudo, explicitando os conteúdos específicos que serão ensinados. Nessa direção, esse estudo possui como objetivo analisar a maneira como o basquetebol é apresentado nos documentos curriculares de EF das escolas públicas estaduais e municipais, no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Como objetivos específicos, intenciona-se: argumentar acerca da importância de considerar a perspectiva da produção de conhecimentos multidimensionais e a abordagem dos Valores Olímpicos na EFE na Educação Básica, a partir da temática basquetebol; conhecer como as temáticas relacionadas ao basquetebol e aos valores olímpicos são tratadas na escola; e, por fim, elaborar uma proposta de sistematização curricular longitudinal (6º ao 9º ano) sobre o basquetebol, que tenha como centralidade a produção de conhecimentos multidimensionais e a compreensão e vivência dos Valores Olímpicos. Metodologicamente, constitui-se em uma pesquisa qualitativa, documental, que analisou os documentos curriculares de seis escolas públicas, sendo duas escolas municipais e quatro estaduais. Ao analisar os dados, foram encontradas evidências de que o fenômeno do abandono docente/desinvestimento pedagógico parece se manifestar no contexto, pois, dentre outras coisas, o processo de busca dos documentos escolares se constituiu em um movimento traumático, com dificuldade de serem apresentados por algumas escolas. Sobre a dimensão corporal dos conhecimentos, apenas uma das escolas municipais apresenta um plano detalhado sobre o basquetebol, ao passo que as demais apresentam de maneira generalista o tema dos esportes de invasão. Relacionado à dimensão conceitual, uma escola municipal apresenta temáticas diretamente vinculadas com o basquete, porém com uma frágil sistematização e aprofundamento, ao passo que as demais apresentam temáticas mais alargadas e coadunadas com a dimensão conceitual, contudo, sem articulação ao basquetebol. No que concerne aos Valores Olímpicos, foi possível observar que há referência a valores, porém, relacionados de maneira mais generalista ao universo das práticas corporais, sem menção ao termo especificamente. Conclui-se que, com suas potencialidades e fragilidades, a pesquisa pode contribuir com os professores de EF na elaboração e desenvolvimento de projetos curriculares centrados na multidimensionalidade dos conhecimentos, demonstrando enorme potencial educacional no que concerne à produção de conhecimentos sobre a cultura corporal de movimento. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2025-01-24T11:18:42Z No. of bitstreams: 1 FALEIRO.pdf: 2851465 bytes, checksum: 65e3c8f56945b053bef6a087086c6a8b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-02-07T13:46:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FALEIRO.pdf: 2851465 bytes, checksum: 65e3c8f56945b053bef6a087086c6a8b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-07T13:46:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FALEIRO.pdf: 2851465 bytes, checksum: 65e3c8f56945b053bef6a087086c6a8b (MD5) Previous issue date: 2024-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Física Escolar. | pt_BR |
dc.subject | Valores Olímpicos. | pt_BR |
dc.subject | Basquetebol. | pt_BR |
dc.subject | Produção de conhecimentos. | pt_BR |
dc.subject | Currículo. | pt_BR |
dc.title | Currículo da educação física escolar: o basquetebol como temática de tensionamento | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.level | Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FALEIRO.pdf | 2,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.