Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8239
Type: | Dissertação |
Título : | O uso da aprendizagem ativa em oficinas didáticas para a educação básica: funções do adjetivo em sala de aula |
Author: | Gaio, Cristiano Rogerio |
First advisor: | Gravina, Aline Peixoto |
Resume: | Esta dissertação investiga a implementação de oficinas didáticas para o ensino da função sintática do adjetivo na Educação Básica, com foco em promover uma aprendizagem ativa e participativa. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa-ação, com a aplicação das oficinas em uma turma do ensino médio, a partir da identificação de dificuldades dos alunos no uso de adjetivos. A hipótese principal era de que o uso de metodologias interativas, como jogos e atividades dinâmicas, poderia melhorar a compreensão gramatical dos alunos. Os resultados sugerem que as oficinas contribuíram para um aprimoramento na habilidade dos alunos de identificar e utilizar adjetivos e suas funções sintáticas de forma mais eficaz em diferentes contextos gramaticais, evidenciando a relevância de abordar o tema de maneira mais aprofundada e prática, especialmente em um cenário no qual os livros didáticos frequentemente não exploram adequadamente o assunto. As oficinas, fundamentadas na metodologia da Aprendizagem Linguística Ativa (Pilati, 2017), proporcionaram um ambiente colaborativo que valorizou o conhecimento prévio dos alunos e estimulou o pensamento crítico, promovendo, assim, uma educação mais reflexiva e eficaz. |
Resumen : | This dissertation investigates the implementation of didactic workshops for teaching the syntactic function of adjectives in Basic Education, focusing on promoting active and participatory learning. The methodology used was based on action research, with the application of workshops in a high school class, following the identification of students' difficulties in using adjectives. The main hypothesis was that the use of interactive methodologies, such as games and dynamic activities, could improve students' grammatical understanding. The results suggest that the workshops contributed to an enhancement in students' ability to identify and use adjectives and their syntactic functions more effectively in different grammatical contexts, highlighting the relevance of addressing the topic in a more in-depth and practical manner, especially in a scenario where textbooks often do not adequately explore the subject. The workshops, grounded in Active Learning Theory (Pilati, 2017), provided a collaborative environment that valued students' prior knowledge and stimulated critical thinking, thereby promoting a more reflective and effective education. |
Palabras clave : | Gramática Ensino e aprendizagem Educação escolar básica Oficina Adjetivo |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8239 |
Fecha de publicación : | 2024 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Aparece en las colecciones: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GAIO.pdf | 5,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.