Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8243
Type: Dissertação
Title: Formação docente: mulheres cientistas no ensino de química – uma reflexão epistemológica
Author: Rosa, Jéssica Andressa da
First advisor: Sartori, Jerônimo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: München, Sinara
metadata.dc.contributor.referee1: Pierozan, Sandra Simone Höpner
metadata.dc.contributor.referee2: Veiga, Suzana do Nascimento
Resume: Este estudo tem como principal objetivo: Investigar se as Mulheres cientistas que contribuíram para o desenvolvimento e construção do conhecimento científico da Química, são contempladas nas aulas de Química da educação básica da região da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), localizada na Região Norte do Estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Erechim/RS, e se na formação docente inicial/ continuada, são abrangidos estudos sobre elas. Nesse alinhamento tem-se como questão de pesquisa: Como Mulheres Cientistas que contribuíram para o desenvolvimento e construção dos conhecimentos científicos da Química, são contempladas nas aulas e na formação docente desta área? A justificativa para o estudo tem origem na inquietação sobre as razões, que na escola, levam a não abordar as Mulheres Cientistas que contribuíram e contribuem para o avanço da ciência nas aulas da disciplina de Química. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, que abrange estudo bibliográfico, pesquisa de campo por meio de questionário (google forms), respondido por professores do Ensino de Química, que atuam em escolas estaduais da 15ª CRE. O aporte teórico sobre o tema parte dos estudos de: Cachapuz (2004), Imbernón (2009 - 2010 - 2011), Sartori (2013), Freire (1996), Hooks (1994), Asmann (1998), Chassot (2003; 2011), Porro; Arango (2011), Silva; Ribeiro (2014), Trindade; Beltran; Tonetto (2016), sobre a organização da metodologia de: Bardin (1977), Gil (1999), Marconi e Lakatos (1999), Minayo (1994), entre outros. Os estudos iniciais acerca da temática já dão conta de que há um movimento crescente de estudos sobre Mulheres na ciência. Ademais, esta pesquisa faz refletir sobre como os estudos produzidos pelas Mulheres Cientistas são anunciados, difundidos e estudados nas aulas da disciplina de Química. A análise dos dados obtidos possibilitou contextualizar que os participantes, em algum momento de sua formação inicial, tiveram contato com estudos sobre Mulheres Cientistas, entretanto, relataram nunca ter participado de uma formação continuada com tal temática, confirmando a necessidade de uma formação docente que problematize a falta de representatividade feminina na ciência, visando diminuir a desigualdade entre homens e Mulheres no campo científico.
Abstract: This study's main objective is to: Investigate whether women scientists who contributed to the development and construction of scientific knowledge in Chemistry are included in Chemistry classes in basic education in the region of the 15ª Regional Education Coordination (CRE), located in the North Region of the State of Rio Grande do Sul, in the city of Erechim, and if in initial or continuing teacher training, studies on them are covered. In this alignment, the research question is: How are Women Scientists who contributed to the development and construction of scientific knowledge in Chemistry included in classes and teacher training in this area? The justification for the study originates from concern about the reasons that, at school, lead to not addressing the Women Scientists who contributed and continue to contribute to the advancement of science in Chemistry classes. This is a qualitative study, which covers bibliographical study, field research using a questionnaire (google forms), answered by Chemistry teachers, who work in state schools of the 15ª CRE. The theoretical support on the topic comes from studies by: Cachapuz (2004), Imbernón (2009 - 2010 - 2011), Sartori (2013), Freire (1996), Hooks (1994), Asmann (1998), Chassot (2003; 2011), Porro; Arango (2011), Silva; Ribeiro (2014), Trindade; Beltran; Tonetto (2016), on the organization of the methodology of: Bardin (1977), Gil (1999), Marconi and Lakatos (1999), Minayo (1994), among others. Initial studies on the topic already show that there is a growing movement of studies on Women in Science. Furthermore, this research reflects on how studies produced by Women Scientists are announced, disseminated and studied in Chemistry classes. The analysis of the data obtained made it possible to contextualize that the participants, at some point in their initial training, had contact with studies on Women Scientists, however, they reported never having participated in continued training with such a theme, confirming the need for teaching training that problematizes the lack of female representation in science, aiming to reduce inequality between men and women in the scientific field.
Keywords: Formação docente.
Mulheres cientistas.
Ensino de Química.
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8243
Issue Date: Dec-2024
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSA.pdf4,57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.