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Tipo: Dissertação
Título: Do elogio de São Bernardo de Claraval à literatura de Chrétien de Troyes: uma análise sobre as representações da cavalaria em disputa no século XII
Autor(es): Andretta, Wesley Bruno
Primeiro Orientador: Boy, Renato Viana
Resumo: Para compreender a construção dos modelos de cavalaria no século XII, a partir das representações literárias por parte da aristocracia secular e da Igreja, utilizamos as obras de dois expoentes desses grupos no período. Os textos de Chrétien de Troyes e de Bernardo de Claraval foram analisados e problematizados a partir do estudo sobre os espaços de produção e como eles inspiraram as obras. Bem como, buscamos apresentar as relações políticas, religiosas e culturais que circulavam no condado de Champagne e em Flandres, em relação às interpretações – e a atuação – da cavalaria. A pesquisa utilizou como fonte o Líber ad Milites Templi De Laude Novae Militiae, escrito na primeira metade do século XII por Bernardo de Claraval e todo o conjunto de obras de Chrétien de Troyes, que chegaram até a contemporaneidade, ambientalizadas no Ciclo Arturiano. Sendo elas Erec e Enide (1162); Cligès, ou A que fingiu de morta (1164); Lancelote, O cavaleiro da Carreta (1168); Ivain, O cavaleiro do Leão (1173) e Perceval ou O Conto do Graal (1191). Foi realizada a descrição do teor de cada uma das obras. Por fim, após a identificação de cada uma das representações foi questionado como tais cavaleiros lidam com os conceitos de violência e vingança, bem como, na atuação deles nas guerras e torneios. Isso, com objetivo de perceber quais as proximidades e distanciamentos entre os arquétipos cavaleirescos criados pelos autores.
Abstract/Resumen: To comprehend the construction of the 12th century chivalric models, based on literary representations from secular aristocracy and the Church, the writings of two protagonists from these groups were used. The narratives from Chrétien de Troyes and Bernard of Clairvaux were analyzed and critically examined through the study of their production spaces and how these environments influenced their compositions. Additionally, sought to explore the political, religious and cultural dynamics exhibited in the counties of Champagne and Flandres, in association to the interpretations – and performances – towards the cavalry. The sources for this analysis included Bernard of Clairvoux’s Líber ad Milites Templi De Laude Novae Militiae, compiled in the first half of the 12th century, alongside all the Arthurian cycle collections by Chrétien de Troyes that reached the contemporary era. These include Erec et Enide (1162); Cligès, or The one who played dead (1164); Lancelot, the Knight of the Cart (1168); Ivan, The Knight with the Lion (1173); and Perceval, the Story of the Grail (1191). The contents of each of these works were described in detail. Finally, after identifying each representation, the inquiry questioned how these knights grappled concepts such as violence and revenge, as well as their performances in wars and tournaments. This aimed to understand the similarities and differences between the chivalric archetypes created by these authors.
Palavras-chave: Romance de cavalaria
Bernardo de Claraval
Chrétien de Troyes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8244
Data do documento: 2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

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