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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8248
Type: | Dissertação |
Title: | A educação assistida por animais no contexto do atendimento educacional especializado com crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: possibilidades de aprendizagem |
Author: | Mello, Melissa Pereira |
First advisor: | Lepke, Sonize |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pierozan, Sandra Simone Höpner |
metadata.dc.contributor.referee2: | Schimdt, Carlo |
Resume: | A presente pesquisa trata sobre a Educação Assistida por Animais (EAA), uma subcategoria dos Serviços Assistidos por Animais (SAA) utilizando o cão como coadjuvante na mediação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi verificar de que forma os cães, a partir da Educação Assistida por Animais, podem ser utilizados no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes com TEA no Atendimento Educacional Especializado (AEE). A metodologia utilizada foi qualitativa, observacional e exploratória, a partir de pesquisa bibliográfica, de campo e estudo de caso. Os participantes deste trabalho foram dois estudantes da rede municipal de ensino, com 7 e 13 anos de idade, ambos com o diagnóstico do TEA e matriculados no Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de Gramado, RS. A coleta de dados ocorreu durante as quinze sessões de atendimento com duração de uma hora, duas vezes por semana. Durante os atendimentos o cão foi inserido para auxiliar na mediação de atividades de cunho pedagógico e de habilidades sociais, estimulando a leitura, escrita, comunicação, funções executivas e habilidades sociais. A análise de dados está embasada na Análise Textual Discursiva, com a construção de categorias de análise. Como resultado da pesquisa, podemos destacar que: a) muitos são os documentos normativos que asseguram os processos inclusivos na escola e os estudantes com TEA tem garantias previstas por leis especificas, porém, a viabilidade ou a efetivação das mesmas nem sempre ocorre como deveria; b) os estudantes, participantes da pesquisa, tiveram uma boa interação com o cão durante os atendimentos no AEE, realizando quase todas as atividades propostas pela professora. Sendo assim, é possível afirmar que o cão pode ser um fator motivador no desenvolvimento das habilidades sociais e funções executivas em que os estudantes apresentam dificuldades, c) Porém, devido as poucas intervenções realizadas, não foi possível observar outras habilidades, para além daquelas identificadas no estudo de caso de cada um dos dois participantes. Os dados coletados permitem sugerir a ampliação de pesquisas com o SAA, em especial com cães, bem como, do tempo de intervenção e do número de participantes, em especial estudantes com diagnóstico de TEA nível 2 e 3 de suporte. Dessa foram, evidenciou-se que é possível ofertar no AEE o SAA, porém, para tanto são necessários recursos humanos, cão treinado e espaço físico adequado. |
Abstract: | This research is about Animal-Assisted Education (AAE), a subcategory of Animal-Assisted Services (AASs) using dogs as an aid in mediating the learning of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). In this sense, the aim of the research was to see how dogs, based on Animal Assisted Education, can be used in the learning process of children and adolescents with ASD in Specialized Educational Assistance (SEA). The methodology used was qualitative, observational and exploratory, based on bibliographical and field research and a case study. The participants in this study were two students from the municipal school system, aged 7 and 13, both diagnosed with ASD and enrolled in Specialized Educational Assistance (SEA) in the municipality of Gramado, RS. Data collection took place during fifteen one-hour sessions, twice a week. During the sessions, the dog was used to help mediate pedagogical and social skills activities, stimulating reading, writing, communication, executive functions and social skills. Data analysis is based on Discursive Textual Analysis, with the construction of categories of analysis. As a result of the research, we can highlight that: a) there are many normative documents that ensure inclusive processes at school and students with ASD have guarantees provided for by specific laws, however, the feasibility or effectiveness of these laws does not always occur as it should; b) the students participating in the research had a good interaction with the dog during the ESA sessions, carrying out almost all the activities proposed by the teacher. Therefore, it is possible to state that the dog can be a positive reinforcer in the development of social skills and executive functions in which the students have difficulties. c) However, due to the few interventions carried out, it was not possible to observe other skills, in addition to those identified in the case study of each of the two participants. The data collected suggest that there should be more research into AAS, especially with dogs, extended intervention time and more participants, especially practitioners diagnosed with Level 2 and 3 ASD. Therefore, it became clear that it is possible to offer SAA in the AEE, however, human resources, a trained dog and adequate physical space are required to do so. |
Keywords: | Educação Assistida por Animais Transtorno do Espectro Autista aprendizagem. |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8248 |
Issue Date: | Sep-2024 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
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