Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8250
Type: | Dissertação |
Title: | O empoderamento feminino no município de Itatiba do Sul: perspectivas históricas, sociais e educacionais |
Author: | Capelletto, Letícia Maira |
First advisor: | Santos, Almir Paulo dos |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | München, Sinara |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gritti, Isabel Rosa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Hoffman, Marilisa Bialvo |
Resume: | A presente pesquisa disserta sobre o empoderamento feminino no município de Itatiba do Sul-RS, observando questões históricas, sociais e educacionais. O problema de pesquisa é: identificar de que forma os espaços escolares e de educação não formal estão contribuindo para construir a identidade do empoderamento feminino no município de Itatiba do Sul. Para isso, o objetivo geral do estudo é analisar, nos espaços escolares e de educação não formal, práticas que contribuem para a construção identitária do empoderamento feminino no município de Itatiba do Sul. Já os objetivos específicos são: evidenciar um aporte teórico referente a espaços de educação escolar e não formal, focalizando o empoderamento feminino, a história da conquista de direitos e dignidade para as mulheres; identificar, nos espaços escolares e de educação não formal no município de Itatiba do Sul/RS, práticas que contribuem para a construção identitária do empoderamento feminino; analisar as práticas que contribuem para a construção identitária do empoderamento feminino no município de Itatiba do Sul; bem como desenvolver um e-book sobre a temática do empoderamento feminino do município de Itatiba do Sul como produto para o Mestrado Profissional em Educação. Para isso, utilizou-se a metodologia qualitativa, que se dividiu em três etapas: pesquisa bibliográfica, estado do conhecimento e pesquisa de campo. Como pesquisa de campo, entrevistou-se três gestoras das escolas municipais, três participantes do Coletivo de Mulheres e seis mulheres (duas nascidas na década de trinta, duas na década de sessenta e duas na década de noventa) residentes no município de Itatiba do Sul. Ao todo foram doze entrevistas. A análise dos dados coletados a partir das metodologia de Bardin aponta para a perspectiva de que uma parte das mulheres itatibenses ainda mantém-se atrelada à cultura machista, sofrendo intimidações masculinas, associando a mulher ao papel de mãe e culpabilizando-as por serem objetificadas pelas mídias. Percebeu-se também que nem todas conhecem os conceitos de empoderamento feminino e feminismo, mas que o Coletivo de mulheres faz um bonito e forte trabalho de conscientização de suas participantes. Em relação aos preconceitos de gênero, identificou-se que as famílias, muitas vezes, acabam perpetuando o machismo para seus filhos, o que vem acarretando desafios a serem enfrentados na escola. Entendeu-se que a escola tenta lutar contra esse processo, mas são poucas as ações realizadas nesse sentido. Concluiu-se, portanto, que o município de Itatiba do Sul sofre com o machismo estrutural presente, mas que algumas ações de conscientização e luta estão em andamento, com o intuito de melhorar a vida dos munícipes e construir o empoderamento feminino. |
Abstract: | This research discusses female empowerment in the municipality of Itatiba do Sul-RS, observing historical, social and educational aspects. The research problem is to identify how school and non-formal education spaces are contributing to building the identity of female empowerment in the town of Itatiba do Sul. To this end, the general objective of the study is to analyze, in school and non-formal education spaces, practices that contribute to the identity construction of female empowerment in the town of Itatiba do Sul. The specific objectives are: to highlight a theoretical contribution regarding school and non-formal education spaces, focusing on female empowerment, the history of the conquest of rights and dignity for women; to identify, in school and non-formal education spaces in Itatiba do Sul/RS, practices that contribute to the identity construction of female empowerment; to analyze the practices that contribute to the identity construction of female empowerment in Itatiba do Sul; as well as developing an e-book on the theme of female empowerment in the municipality of Itatiba do Sul as a product for the Professional Master's Degree in Education. For this, the qualitative methodology was used, which was divided into three stages: bibliographic research, state of knowledge and field research. As part of the field research, three administrators of municipal schools, three participants of the Women's Collective and six women (two born in the 1930s, two in the 1960s and two in the 1990s) living in the city of Itatiba do Sul were interviewed. In total, there were twelve interviews. The analysis of the data collected using Bardin's methodology points to the perspective that some women from Itatiba are still tied to the sexist culture, suffering intimidation from men, associating women with the role of mother and blaming them for being objectified by the media. It was also noted that not all of them are familiar with the concepts of female empowerment and feminism, but that the Women's Collective does a great and strong job of raising awareness among its participants. Regarding gender prejudice, it was identified that families often end up perpetuating sexism to their children, which has led to challenges to be faced at school. It was understood that the school tries to fight against this process, but few actions are taken in this sense. It was concluded, therefore, that the municipality of Itatiba do Sul suffers from structural machismo, but that some awareness-raising and fighting actions are underway, with the aim of improving the lives of the citizens and building female empowerment. |
Keywords: | empoderamento feminino feminismo mulheres educação |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8250 |
Issue Date: | Aug-2024 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CAPELLETTO.pdf | 1,97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.