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Type: Dissertação
Title: Tornar-se pedagoga: (auto)percepções de egressas de pedagogia sobre desenvolvimento profissional
Author: Pimentel, Diuliana Chiaradia
First advisor: Loss, Adriana Salete
metadata.dc.contributor.referee1: Nogaro, Arnaldo
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Almir Paulo dos
Resume: A atuação do profissional pedagogo vem ganhando espaço e visibilidade frente a diversas instâncias da sociedade, atrelada às práticas educativas intencionais. Dessa forma, construir a identidade e o desenvolvimento desse profissional requer mobilização de distintos saberes. Diante disso, este trabalho trata-se de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Erechim. A pesquisa insere-se na linha de pesquisa denominada: Pesquisa Processos Pedagógicos, Políticas e Processos Educacionais. A temática dessa pesquisa é voltada à articulação entre desenvolvimento profissional, aspectos subjetivos, formação inicia e contextos de atuação, por meio das (auto)percepções de egressas do curso de Pedagogia da UFFS campus Erechim. Partindo dessas constatações, emerge o problema dessa investigação: quais as (auto)percepções de egressos do curso de Pedagogia da UFFS, campus Erechim, sobre desenvolvimento profissional que possam se constituir em aspectos a serem considerados para o processo de formação do(a) pedagogo(a)? Tal problema evidencia que as (auto)percepções e as reflexões dos sujeitos em seu âmbito profissional são essenciais para a construção da sua identidade e desenvolvimento profissional. Nessa perspectiva, com o intuito de contribuir com o campo de pesquisas voltadas às especificidades que envolvem desenvolvimento profissional da(o) Pedagoga(o), especialmente no âmbito da formação inicial, entrelaçada à problemática, definiu-se, como objetivo geral: investigar as (auto)percepções das egressas do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim, sobre desenvolvimento profissional, bem como identificar os aspectos que consideram fundamentais durante o processo formativo da pedagoga. Para alcançar esse objetivo, a metodologia utilizada na proposição do estudo enquadra-se na pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa de cunho bibliográfico amparou-se, principalmente, em autores da área da educação, tais como: Saviani (2008; 2019), Silva (2006), Scheibe e Durli (2023), Brzezinski (1996), Libâneo (2002; 2006; 2008; 2010), Day (2001) Freire (1987; 2000; 2014), Brandão (2010), Loss (2014; 2018), entre outros. Já a pesquisa de campo, de caráter qualitativo, com enfoque descritivo-interpretativo, apresenta, como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de um questionário seguida de uma entrevista semiestruturada. A primeira etapa de coleta foi respondida por 217 egressas do curso de Pedagogia e a segunda por 17 egressas selecionados a partir da diversidade do campo de atuação, para além dos muros da escola. Os resultados apontam para um perfil de egressas majoritariamente mulheres, brancas, sem deficiências, com idades entre 25 e 36 anos, que atuam, na sua maioria na Educação Infantil, no Alto Uruguai Gaúcho. Demonstra-se, através das respostas das egressas, multidimensões para o desenvolvimento profissional, que perpassam histórias de vida, formação inicial e contexto de atuação. Por fim, os resultados alcançados forneceram subsídios para a elaboração propositiva de um e-book a ser apresentado em reunião de colegiado do curso de Pedagogia, de modo a auxiliar a Universidade a pensar o seu curso, aproximando as (auto)percepções do egresso com o âmbito acadêmico. Esse ebook servirá como diagnóstico da realidade profissional dos egressos do curso, servirá como um horizonte norteador, de modo a ajudar no planejamento da proposta curricular do curso, a fim de tornar mais qualificado e participativo.
Abstract: The professional's role pedagogue has been gaining space and visibility in various instances of society, linked to intentional educational practices. Therefore, building the identity and development of this professional requires the mobilization of different types of knowledge. Therefore, this work is a master's thesis of the Postgraduate Program stricto sensu Professional Master's in Education at the Federal University of Fronteira Sul (UFFS) Erechim campus. The research is part of the line of research called: Research on Pedagogical Processes, Policies and Educational Processes. The theme of this research is focused on the articulation between professional development, subjective aspects, initial training and contexts of action, through the (self)perceptions of graduates of the Pedagogy course at UFFS campus Erechim. Based on these findings, the problem of this investigation emerges: what are the (self)perceptions of graduates of the Pedagogy course at UFFS, Erechim campus, about professional development that could constitute aspects to be considered for the pedagogue training process? This problem highlights that the (self)perceptions and reflections of individuals in their professional sphere are essential for the construction of their identity and professional development. From this perspective, with the aim of contributing to the field of research focused on the specificities that involve the professional development of the Pedagogue, especially in the scope of initial training, intertwined with the problem, the general objective was defined: to investigate the (self)perceptions of graduates of the Pedagogy course at the Federal University of Fronteira Sul, Erechim campus, about professional development, as well as identifying the aspects they consider fundamental during the pedagogue's training process. To achieve this objective, the methodology used in proposing the study falls within bibliographical research and field research. Bibliographical research was mainly based on authors in the field of education, such as: Saviani (2008; 2019), Silva (2006), Scheibe and Durli (2023), Brzezinski (1996), Libâneo (2002; 2006 ; 2008; 2010), Day (2001) Freire (1987; 2000; 2014), Brandão (2010), Loss (2014; 2018), among others. Field research, of a qualitative nature, with a descriptiveinterpretative approach, presents, as data collection instruments, the application of a questionnaire followed by a semi-structured interview. The first stage of collection was completed by 217 graduates of the Pedagogy course and the second by 17 graduates selected based on the diversity of the field of activity, beyond the school walls. The results point to a profile of graduates who are mostly women, white, without disabilities, aged between 25 and 36 years old, who work, mostly in Early Childhood Education, in Alto Uruguai Gaúcho. Through the responses of the graduates, multi-dimensions for professional development are demonstrated, which permeate life stories, initial training and context of activity. Finally, the results achieved provided support for the purposeful elaboration of an e-book to be presented at a Pedagogy course collegiate meeting, in order to help the University think about its course, bringing together the (self)perceptions of the graduate with the academic sphere. This e-book will serve as a diagnosis of the professional reality of course graduates, it will serve as a guiding horizon, in order to help in planning the course's curricular proposal, in order to make it more qualified and participatory.
Keywords: Pedagogia.
Identidade.
Desenvolvimento profissional.
Percepções de egressas.
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8254
Issue Date: Aug-2024
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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