Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8263
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorDorth, Vinícius Eduardo Leandro da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-12T13:00:56Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2025-02-12T13:00:56Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8263-
dc.description.resumoO ambiente escolar propicia a busca pelo novo, e a prática da agroecologia busca a conciliação entre o antigo e o novo com a finalidade de redescobrir um conhecimento. A horta agroecológica na escola é muito mais que um espaço de produção de alimentos sem agrotóxicos e sim, um ambiente que favoreça observações e aprendizados sobre os fluxos de energia e ciclos naturais de sistemas vivos e conceitos científicos, como estaquia e propagação vegetativa, com diferentes espécies de hortaliças e plantas medicinais. Quando se observa o cultivo, o aprendizado sobre ciclos alimentares é maior e, como consequência pode-se trabalhar conteúdos variados, como por exemplo, as estações do ano, ciclo da água e as formas de reprodução. A idealização da Horta Escolar se deu pelo que foi trabalhado no Programa Escola da Terra, levando em consideração a necessidade de trabalhar a agroecologia com o corpo discente dos colégios que trabalham a educação do campo, pois essas perspectivas acabam sendo instigantes, que possibilitam que elas saiam da escola e cheguem até a comunidade. Além disso, a horta pode proporcionar à escola um cardápio mais variado e, ao mesmo tempo, auxiliar nos custos e gastos habituais com fornecedores de hortaliças. Assim, ela colabora com o meio ambiente e na obtenção de um cardápio escolar rico em cores e sabores, além de servir como referência para os conteúdos teóricos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2024-12-18T17:12:31Z No. of bitstreams: 1 DORTH.pdf: 1585614 bytes, checksum: dccc9fdd3382a8a7a32b8b923075c411 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-02-12T13:00:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DORTH.pdf: 1585614 bytes, checksum: dccc9fdd3382a8a7a32b8b923075c411 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-12T13:00:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DORTH.pdf: 1585614 bytes, checksum: dccc9fdd3382a8a7a32b8b923075c411 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sul-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectHortaspt_BR
dc.titleConstruindo uma horta escolar com princípios agroecológicos no Colégio Estadual do Campo Alvorada da Infância Kalorépt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.relation.ispartof3Construindo uma horta escolar com princípios agroecológicos no Colégio Estadual do Campo Alvorada da Infância Kalorépt_BR
Aparece en las colecciones: Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DORTH.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.