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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8263
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.creator | Dorth, Vinícius Eduardo Leandro da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-12T13:00:56Z | - |
dc.date.available | 2024 | - |
dc.date.available | 2025-02-12T13:00:56Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8263 | - |
dc.description.resumo | O ambiente escolar propicia a busca pelo novo, e a prática da agroecologia busca a conciliação entre o antigo e o novo com a finalidade de redescobrir um conhecimento. A horta agroecológica na escola é muito mais que um espaço de produção de alimentos sem agrotóxicos e sim, um ambiente que favoreça observações e aprendizados sobre os fluxos de energia e ciclos naturais de sistemas vivos e conceitos científicos, como estaquia e propagação vegetativa, com diferentes espécies de hortaliças e plantas medicinais. Quando se observa o cultivo, o aprendizado sobre ciclos alimentares é maior e, como consequência pode-se trabalhar conteúdos variados, como por exemplo, as estações do ano, ciclo da água e as formas de reprodução. A idealização da Horta Escolar se deu pelo que foi trabalhado no Programa Escola da Terra, levando em consideração a necessidade de trabalhar a agroecologia com o corpo discente dos colégios que trabalham a educação do campo, pois essas perspectivas acabam sendo instigantes, que possibilitam que elas saiam da escola e cheguem até a comunidade. Além disso, a horta pode proporcionar à escola um cardápio mais variado e, ao mesmo tempo, auxiliar nos custos e gastos habituais com fornecedores de hortaliças. Assim, ela colabora com o meio ambiente e na obtenção de um cardápio escolar rico em cores e sabores, além de servir como referência para os conteúdos teóricos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2024-12-18T17:12:31Z No. of bitstreams: 1 DORTH.pdf: 1585614 bytes, checksum: dccc9fdd3382a8a7a32b8b923075c411 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-02-12T13:00:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DORTH.pdf: 1585614 bytes, checksum: dccc9fdd3382a8a7a32b8b923075c411 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-12T13:00:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DORTH.pdf: 1585614 bytes, checksum: dccc9fdd3382a8a7a32b8b923075c411 (MD5) Previous issue date: 2024 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Laranjeiras do Sul | - |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola rural | pt_BR |
dc.subject | Hortas | pt_BR |
dc.title | Construindo uma horta escolar com princípios agroecológicos no Colégio Estadual do Campo Alvorada da Infância Kaloré | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.relation.ispartof3 | Construindo uma horta escolar com princípios agroecológicos no Colégio Estadual do Campo Alvorada da Infância Kaloré | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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DORTH.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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