Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8263
Type: Relatório de Pesquisa
Título : Construindo uma horta escolar com princípios agroecológicos no Colégio Estadual do Campo Alvorada da Infância Kaloré
Author: Dorth, Vinícius Eduardo Leandro da Silva
Resume: O ambiente escolar propicia a busca pelo novo, e a prática da agroecologia busca a conciliação entre o antigo e o novo com a finalidade de redescobrir um conhecimento. A horta agroecológica na escola é muito mais que um espaço de produção de alimentos sem agrotóxicos e sim, um ambiente que favoreça observações e aprendizados sobre os fluxos de energia e ciclos naturais de sistemas vivos e conceitos científicos, como estaquia e propagação vegetativa, com diferentes espécies de hortaliças e plantas medicinais. Quando se observa o cultivo, o aprendizado sobre ciclos alimentares é maior e, como consequência pode-se trabalhar conteúdos variados, como por exemplo, as estações do ano, ciclo da água e as formas de reprodução. A idealização da Horta Escolar se deu pelo que foi trabalhado no Programa Escola da Terra, levando em consideração a necessidade de trabalhar a agroecologia com o corpo discente dos colégios que trabalham a educação do campo, pois essas perspectivas acabam sendo instigantes, que possibilitam que elas saiam da escola e cheguem até a comunidade. Além disso, a horta pode proporcionar à escola um cardápio mais variado e, ao mesmo tempo, auxiliar nos custos e gastos habituais com fornecedores de hortaliças. Assim, ela colabora com o meio ambiente e na obtenção de um cardápio escolar rico em cores e sabores, além de servir como referência para os conteúdos teóricos.
Palabras clave : Escola rural
Hortas
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8263
Fecha de publicación : 2024
metadata.dc.relation.ispartof3: Construindo uma horta escolar com princípios agroecológicos no Colégio Estadual do Campo Alvorada da Infância Kaloré
Aparece en las colecciones: Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DORTH.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.