Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8266
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Lucinéia da Rosa-
dc.creatorRosa, Mara Lucia da-
dc.creatorRosa, Roselaine da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-12T13:08:01Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2025-02-12T13:08:01Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8266-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão do Curso Escola da Terra teve como principal intuito investigar as múltiplas narrativas e formas de resistências que permeiam a Educação Escolar Quilombola nos Colégio Diogo Ramos-Adrianópolis em área rural e Colégio Maria Joana Ferreira-Palmas/Pr em área urbana periférica. Para tanto, a problematização gerou em torno das questões, território, identidade, práticas pedagógicas como formas de resistir ao esvaziamento cultural em detrimento do racismo estrutural causando a invisibilização das Comunidades de Remanescentes de Quilombo. Este diálogo entre Educação Quilombola e Educação Escolar Quilombola assim como seus modos de vida contribui para a sistematização do currículo. Neste contexto entende-se que a identidade quilombola se constitui por meio do território como espaços educativos e de resistência atrelado a uma forte conexão com a herança ancestral. Neste sentido os Colégios Diogo Ramos e Colégio Maria Joana Ferreira, buscam priorizar por estes saberes ancestrais em suas práticas pedagógicas, não somente como um currículo próprio, mas, como formas de enfrentamento sistêmico e a valorização da cultura e o fortalecimento da identidade quilombola em seus territórios distintos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2024-12-18T17:13:22Z No. of bitstreams: 1 PEREIRA.pdf: 1538081 bytes, checksum: 150545ceab1ca2f330f8a3aed79fc991 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-02-12T13:08:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PEREIRA.pdf: 1538081 bytes, checksum: 150545ceab1ca2f330f8a3aed79fc991 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-12T13:08:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PEREIRA.pdf: 1538081 bytes, checksum: 150545ceab1ca2f330f8a3aed79fc991 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sul-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleEducação escolar quilombola a partir dos colégios: Diogo Ramos De Adrianópolis – PR e Maria Joana Ferreira de Palmas - PRpt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.relation.ispartof3Educação escolar quilombola a partir dos colégios: Diogo Ramos De Adrianópolis – PR e Maria Joana Ferreira de Palmas - PRpt_BR
Appears in Collections:Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEREIRA.pdf1,5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.