Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/827
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.contributor.referee1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.contributor.referee2Caprara, Bernardo Mattes-
dc.contributor.referee3Silva, Luís Fernando Santos Corrêa da-
dc.creatorBotton, Lucas Zani-
dc.date2016-12-02-
dc.date.accessioned2017-07-28T18:48:51Z-
dc.date.available2017-07-28T18:48:51Z-
dc.date.issued2016-12-16-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/827-
dc.description.abstractThe present work seeks to deepen the reading of education in Gramsci's theory, having as main objective the analysis of Gramsci's theories, punctuating his contribution to education. Thus, the methodological route is a bibliographical review, researching the view of different authors about education in the works of Gramsci, and presenting some concepts that appear in other works in order to facilitate the understanding and analysis of the work chosen as bibliographic foundation: Antonio Gramsci, by Attilio Monasta, translated and organized by Paolo Nosella, published by MEC in 2010, as part of the Educators Collection. Through the analysis of the work and other readings, it is intended to answer the main question: what is the contribution of Gramsci's studies to education? Gramsci, an organic intellectual, made an interconnected reading of the different social spheres, always permeating his vision within this interconnection. And his concerns about the changes required so education would follow the world have been and still are present in every debate about education.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca aprofundar as leituras da educação na teoria de Gramsci, tendo como objetivo principal analisar as teorias de Gramsci, pontuando sua contribuição para a educação. Para isso, o percurso metodológico é a revisão bibliográfica, pesquisando a visão de diferentes autores acerca da educação nas obras de Gramsci e apresentando alguns conceitos que aparecem em outras obras, de forma a facilitar na compreensão e na análise da obra escolhida como base bibliográfica central: o livro Antonio Gramsci, de Attilio Monasta, traduzido e organizado por Paolo Nosella, publicado pelo MEC no ano de 2010, parte da Coleção Educadores. Através da análise da obra e demais leituras, pretende-se responder ao questionamento principal: qual a contribuição dos estudos de Gramsci para a educação? Gramsci, um intelectual orgânico, fez uma leitura interligada das diferentes esferas sociais, perpassando sua visão sempre dentro dessa interligação. E sua preocupação com as mudanças necessárias à educação para acompanhar o mundo estiveram e estão presentes em todos os debates acerca da educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-07-28T14:49:58Z No. of bitstreams: 1 BOTTON.pdf: 515385 bytes, checksum: 20da9d136c1374a75c978a72d7bab42e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-28T18:48:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BOTTON.pdf: 515385 bytes, checksum: 20da9d136c1374a75c978a72d7bab42e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-28T18:48:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BOTTON.pdf: 515385 bytes, checksum: 20da9d136c1374a75c978a72d7bab42e (MD5) Previous issue date: 2016-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGramscipt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHegemoniapt_BR
dc.subjectIntelectuaispt_BR
dc.titleLeituras de educação na teoria de Gramscipt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOTTON.pdf503,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.