Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8290
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Morais, Gislaine Araújo Almeida de | - |
dc.creator | Oliveira, Giovana Aparecida de | - |
dc.creator | Silva, Jéssica Santos da | - |
dc.creator | Santos, Rozicléia Cipriano dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-12T14:32:09Z | - |
dc.date.available | 2024 | - |
dc.date.available | 2025-02-12T14:32:09Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8290 | - |
dc.description.resumo | A escola multianos é um modelo de organização da escola do campo no Paraná que reúne, em uma mesma sala, estudantes de diferentes anos escolares nos anos finais do Ensino Fundamental, ou seja, o professor trabalha, na mesma sala de aula, com dois diferentes anos escolares simultaneamente. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as vantagens, conflitos e impasses pedagógicos relacionados ao uso de diferentes plataformas digitais para o ensino em quatro escolas do campo multianos. As plataformas selecionadas para a análise foram aquelas mais usadas nas escolas e com impacto pedagógico no dia a dia dos estudantes e dos professores: Leia Paraná; Redação Paraná; Desafio Paraná; Matific; Khan Academy e Inglês. O relato de experiência sobre o uso das plataformas digitais foi elaborado a partir de dados produzidos por diferentes técnicas de pesquisa, conjugando a observação participante (já que as autoras são professoras e pedagogas das escolas citadas), a análise documental e a coleta de informações por meio de questionário (com perguntas abertas e fechadas) com seis professores que fazem uso das plataformas digitais. Percebeu-se que o uso das referidas plataformas é de grande valia para o professor, pois amplia os recursos para o ensino. Por outro lado, há limites para o trabalho diante do baixo número de equipamentos para acesso, da instabilidade do sinal de internet e da dificuldade de o professor interferir no conteúdo das plataformas para ensinar de forma crítica e conectada com a realidade da escola. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2024-12-18T17:25:09Z No. of bitstreams: 1 MORAIS.pdf: 253221 bytes, checksum: 9907d923061758e9208ff43acdc47540 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-02-12T14:32:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MORAIS.pdf: 253221 bytes, checksum: 9907d923061758e9208ff43acdc47540 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-12T14:32:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MORAIS.pdf: 253221 bytes, checksum: 9907d923061758e9208ff43acdc47540 (MD5) Previous issue date: 2024 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Laranjeiras do Sul | - |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola rural | pt_BR |
dc.subject | Plataforma digital | pt_BR |
dc.title | O uso das plataformas digitais para o ensino nas escolas estaduais do campo multianos no Paraná | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.relation.ispartof3 | O uso das plataformas digitais para o ensino nas escolas estaduais do campo multianos no Paraná | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MORAIS.pdf | 247,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.