Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8290
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorMorais, Gislaine Araújo Almeida de-
dc.creatorOliveira, Giovana Aparecida de-
dc.creatorSilva, Jéssica Santos da-
dc.creatorSantos, Rozicléia Cipriano dos-
dc.date.accessioned2025-02-12T14:32:09Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2025-02-12T14:32:09Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8290-
dc.description.resumoA escola multianos é um modelo de organização da escola do campo no Paraná que reúne, em uma mesma sala, estudantes de diferentes anos escolares nos anos finais do Ensino Fundamental, ou seja, o professor trabalha, na mesma sala de aula, com dois diferentes anos escolares simultaneamente. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as vantagens, conflitos e impasses pedagógicos relacionados ao uso de diferentes plataformas digitais para o ensino em quatro escolas do campo multianos. As plataformas selecionadas para a análise foram aquelas mais usadas nas escolas e com impacto pedagógico no dia a dia dos estudantes e dos professores: Leia Paraná; Redação Paraná; Desafio Paraná; Matific; Khan Academy e Inglês. O relato de experiência sobre o uso das plataformas digitais foi elaborado a partir de dados produzidos por diferentes técnicas de pesquisa, conjugando a observação participante (já que as autoras são professoras e pedagogas das escolas citadas), a análise documental e a coleta de informações por meio de questionário (com perguntas abertas e fechadas) com seis professores que fazem uso das plataformas digitais. Percebeu-se que o uso das referidas plataformas é de grande valia para o professor, pois amplia os recursos para o ensino. Por outro lado, há limites para o trabalho diante do baixo número de equipamentos para acesso, da instabilidade do sinal de internet e da dificuldade de o professor interferir no conteúdo das plataformas para ensinar de forma crítica e conectada com a realidade da escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2024-12-18T17:25:09Z No. of bitstreams: 1 MORAIS.pdf: 253221 bytes, checksum: 9907d923061758e9208ff43acdc47540 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-02-12T14:32:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MORAIS.pdf: 253221 bytes, checksum: 9907d923061758e9208ff43acdc47540 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-12T14:32:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MORAIS.pdf: 253221 bytes, checksum: 9907d923061758e9208ff43acdc47540 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sul-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectPlataforma digitalpt_BR
dc.titleO uso das plataformas digitais para o ensino nas escolas estaduais do campo multianos no Paranápt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.relation.ispartof3O uso das plataformas digitais para o ensino nas escolas estaduais do campo multianos no Paranápt_BR
Aparece en las colecciones: Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MORAIS.pdf247,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.