Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8290
Type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | O uso das plataformas digitais para o ensino nas escolas estaduais do campo multianos no Paraná |
Author: | Morais, Gislaine Araújo Almeida de Oliveira, Giovana Aparecida de Silva, Jéssica Santos da Santos, Rozicléia Cipriano dos |
Resume: | A escola multianos é um modelo de organização da escola do campo no Paraná que reúne, em uma mesma sala, estudantes de diferentes anos escolares nos anos finais do Ensino Fundamental, ou seja, o professor trabalha, na mesma sala de aula, com dois diferentes anos escolares simultaneamente. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as vantagens, conflitos e impasses pedagógicos relacionados ao uso de diferentes plataformas digitais para o ensino em quatro escolas do campo multianos. As plataformas selecionadas para a análise foram aquelas mais usadas nas escolas e com impacto pedagógico no dia a dia dos estudantes e dos professores: Leia Paraná; Redação Paraná; Desafio Paraná; Matific; Khan Academy e Inglês. O relato de experiência sobre o uso das plataformas digitais foi elaborado a partir de dados produzidos por diferentes técnicas de pesquisa, conjugando a observação participante (já que as autoras são professoras e pedagogas das escolas citadas), a análise documental e a coleta de informações por meio de questionário (com perguntas abertas e fechadas) com seis professores que fazem uso das plataformas digitais. Percebeu-se que o uso das referidas plataformas é de grande valia para o professor, pois amplia os recursos para o ensino. Por outro lado, há limites para o trabalho diante do baixo número de equipamentos para acesso, da instabilidade do sinal de internet e da dificuldade de o professor interferir no conteúdo das plataformas para ensinar de forma crítica e conectada com a realidade da escola. |
Keywords: | Escola rural Plataforma digital |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Laranjeiras do Sul |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8290 |
Issue Date: | 2024 |
metadata.dc.relation.ispartof3: | O uso das plataformas digitais para o ensino nas escolas estaduais do campo multianos no Paraná |
Appears in Collections: | Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MORAIS.pdf | 247,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.