Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8293
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJohann, Adelia Liris-
dc.date.accessioned2025-02-12T14:41:23Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2025-02-12T14:41:23Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8293-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo fazer um relato de experiência do projeto “Alternativas de aprendizagem sobre os Biomas Brasileiros”, com a produção de maquetes por parte dos educandos, como forma de aprendizagem para os mesmos. Viabilizando assim, uma aula mais dinâmica e participativa dentro da Disciplina de Ciências, nas turmas de 7º e 8º ano do Ensino Fundamental, ministradas na Escola Estadual do Campo de Linha Santa Catarina, localizada no município de Santa Lúcia – PR. Ressalta-se a importância da compreensão sobre o tema, uma vez que os Biomas estejam ameaçados de extinção. Apresentando diversos riscos para a Fauna e Flora, que se apresentam de diferentes maneiras em relação à área geográfica do país em que se encontram. O estudo e a preservação destes Biomas são fundamentais para a Biodiversidade, recursos naturais e equilíbrio ecológico tanto do Brasil, quanto do planeta como um todo. Isso inclui a explanação sobre as medidas contra o desmatamento, caça e pesca ilegais e a introdução de espécies invasoras, promovendo assim, o uso sustentável desses recursos naturais, garantindo as atividades humanas, como a agricultura e a pecuária sem que degradem a saúde dos ecossistemas dentro da sustentabilidade ambiental. A metodologia utilizada foi como forma de trabalho avaliativo durante o bimestre em que foi executado. Permitindo assim, o acompanhamento dos educandos para que pudessem ter um bom seguimento dos trabalhos assim desenvolvidos. Concluindo, então, ao final do bimestre, com a apresentação do material por eles desenvolvido e finalizado, onde cada equipe fez a pesquisa e apresentação em formato de seminário sobre um bioma diferente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2024-12-18T17:22:02Z No. of bitstreams: 1 JOHANN.pdf: 728774 bytes, checksum: 8b39a3d86910fd9e9214ade0d9846c9b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-02-12T14:41:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JOHANN.pdf: 728774 bytes, checksum: 8b39a3d86910fd9e9214ade0d9846c9b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-12T14:41:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOHANN.pdf: 728774 bytes, checksum: 8b39a3d86910fd9e9214ade0d9846c9b (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sul-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectBiomapt_BR
dc.titleAlternativas de aprendizagem sobre os biomas brasileirospt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.relation.ispartof3Alternativas de aprendizagem sobre os biomas brasileirospt_BR
Aparece nas coleções:Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOHANN.pdf711,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.