Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8294
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMazamboni, Maia-
dc.creatorYamaguchi, Nathalia Tiemy-
dc.creatorCarvalho, Edna Cristina-
dc.date.accessioned2025-02-12T14:42:20Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2025-02-12T14:42:20Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8294-
dc.description.resumoParafraseando Darcy Ribeiro, a crise da educação no Paraná não é uma crise; é um projeto. E tomando como base as resoluções políticas dos últimos dois governos estaduais, em treze anos, o projeto educacional aparenta ser um projeto para todo o Brasil. A militarização e privatização das escolas do Paraná, para citar os últimos acontecimentos, têm servido de modelo para outros estados, como São Paulo e Minas Gerais. Ademais, a instituição da lei federal 13.415 em 2017, conhecida como “Reforma do Ensino Médio”, trouxe consigo a narrativa de “modernizar” a educação, contexto ideal para que o governo de Ratinho Junior implementasse pensamento computacional como um componente curricular, e plataformas digitais diversas no ensino fundamental e médio. Desde então, as ciências humanas e as artes, e a biblioteca enquanto espaço que as potencializa, são institucionalmente ameaçadas. Este relato de experiência objetiva apresentar algumas práticas pedagógicas contra-hegemônicas, realizadas no Colégio Estadual do Campo Maria Aparecida Rosignol Franciosi, opostas às políticas neoliberais na esfera educacional que sustem as concepções ideológicas do atual governo. Tais práticas visam estimular os educandos a cultivar a leitura por meio de ações pedagógicas, eventos literários, reformas da biblioteca escolar, a fim de incutir o pensamento crítico e amplitude da subjetividade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2024-12-18T17:22:21Z No. of bitstreams: 1 MAZAMBONI.pdf: 1688612 bytes, checksum: 1a57790121dc2a75503e59e33c39b245 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-02-12T14:42:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MAZAMBONI.pdf: 1688612 bytes, checksum: 1a57790121dc2a75503e59e33c39b245 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-12T14:42:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAZAMBONI.pdf: 1688612 bytes, checksum: 1a57790121dc2a75503e59e33c39b245 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sul-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectParanápt_BR
dc.titleA guerra às bibliotecas no neoliberalismopt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.relation.ispartof3A guerra às bibliotecas no neoliberalismopt_BR
Aparece nas coleções:Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAZAMBONI.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.