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Tipo: Dissertação
Título: Leitura e mídia virtual: a construção da competência lexical através do blog
Autor(es): Carvalho, Margarete Gonçalves Macedo de
Primeiro Orientador: Finger-Kratochvil, Claudia
Resumo: A leitura é reconhecidamente um processo complexo que envolve aspectos psicológicos (cognitivos e metacognitivos), biológicos e sociais. O processo de leitura pode ser subdividido, facilitando os estudos e a busca de soluções para os problemas na formação do leitor proficiente. Dentre os subprocessos que envolvem a compreensão leitora está a competência lexical; um dos fatores determinantes na formação de um leitor estratégico e crítico (FINGER-KRATOCHVIL, 2009, 2010). Nos últimos anos, a leitura tem sido tema de inúmeros debates e reflexões, pois testes apontam que muitos brasileiros adultos têm um limitado desempenho nessa tarefa. Considerando as exigências postas pelas tecnologias digitais aos leitores nos anos 2000, outro tema que também tem se destacado são as mídias virtuais, que ganham espaço devido à expansão do acesso à internet nos últimos anos (COLL, MONEREO e cols., 2010). Pesquisadores têm investigado como as mídias virtuais podem auxiliar no processo de letramento, tendo em vista seus novos recursos e interfaces, que permitem uma leitura a partir de novos modelos (COSCARELLI, 1999; LEFFA, 2006; MARCUSCHI, 2010). A fim de colaborar com as investigações sobre a proficiência em leitura, pelo viés da Psicolinguística, e sua relação com as Tecnologias da Informação e da Comunicação, a pesquisa tem como objetivo geral verificar possíveis contribuições do blog no processo de construção da competência leitora a partir do desenvolvimento da estratégia do uso do dicionário para aquisição do conhecimento lexical, considerando-se sua recursividade e acessibilidade características. Para isso, objetiva-se especificamente: observar quais estratégias de aquisição do conhecimento lexical os leitores tendem a utilizar com maior frequência; verificar em qual das mídias (blog ou papel) os leitores fazem uso do(s) dicionário(s) com maior frequência; constatar em qual das mídias há mais interrupções no fluxo da leitura e de maior duração; averiguar o nível de compreensão leitora dos participantes ao utilizarem-se do blog e do material impresso para a leitura. A pesquisa foi realizada na UFFS, com cinco participantes, educadores de escolas públicas de Educação Básica, da zona urbana do município de Chapecó, adotando-se a abordagem experimental, qualiquantitativa. Por meio desta pesquisa e de seu design metodológico, buscamos confirmar a hipótese de que a recursividade e a facilidade de acesso às consultas oferecidas pela interface do blog, como mídia virtual, favorece a construção do conhecimento lexical nas tarefas de leitura, diminuindo o tempo de quebra do fluxo de leitura, melhorando o processo de compreensão leitora em relação à leitura na mídia impressa. Os resultados sugerem algumas dificuldades com o manuseio do texto e com o aumento da carga cognitiva dispensada entre o ir e vir da rolagem das páginas e a manutenção do texto na memória de trabalho, conforme Wästlund (2007), na mídia virtual; o que inibiu o uso dos dicionários online disponíveis no blog. Porém, o fator principal parece ser a falta de algumas habilidades necessárias para movimentar-se no ambiente virtual, com a mesma naturalidade com que se movimentam no folhear das páginas de papel e na consulta a um dicionário impresso.
Abstract/Resumen: Reading is admittedly a complex process that involves psychological aspects (cognitive and metacognitive), biological and social. The reading process can be subdivided, facilitating studies and the search for solutions to problems in forming the proficient reader. Among the sub-processes that involve reading comprehension, there is the lexical competence; one of the determining factors in the formation of a (FINGER- KRATOCHVIL, 2009, 2010) strategic and critic reader. In recent years, reading has been the subject of numerous discussions and reflections, because tests show that many Brazilian adults have limited performance in this task. Given the requirements posed by digital technologies for readers in the 2000s, another issue that has also been noted are the virtual medias, which are gaining ground due to the expansion of the internet in recent years (COLL, Monereo et al., 2010). Researchers have investigated how virtual media can assist in the literacy process, in view of its new features and interfaces that allow a reading from new models (COSCARELLI, 1999; Leffa, 2006; Marcuschi, 2010). In order to cooperate with investigations into the reading proficiency at the Psycholinguistics bias, and its relationship with the Information Technology and Communication, this research has as main objective to investigate the contribution of the blog in the building process of reading competence from the development of the strategy of using the dictionary for the acquisition of lexical knowledge, considering their recursion and accessibility features. For this, we aim specifically: observe what strategies for acquiring lexical knowledge readers tend to use most often; check in which supports (paper or blog) readers do use dictionary more frequently; indicate in which brackets the interrupts of the flow of reading are more frequent and of longer duration; ascertain the level of reading comprehension of the participants when using the blog and printed materials as supports for reading. The research was conducted at Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), with five educators from public schools (of basic education), from the urban area of Chapecó, adopting the experimental, qualitative and quantitative approach. Through this research and its methodological design, we seek to confirm the hypothesis that recursion and easy access to consultations offered by the blog interface (virtual media), favors the construction of lexical knowledge in reading tasks, reducing the breaking time of the reading flow, improving the process of reading comprehension compared to the reading on paper support. The results suggest some difficulties with the handling of text and with increasing cognitive load dispensed between the coming and going of scrolling of pages and text in the maintenance of working memory, as Wästlund (2007), the virtual media; which inhibited the use of online dictionaries available on the blog. However, the main factor seems to be the lack of some necessary skills to move around in the virtual environment, with the same ease with which they move in flip through pages of paper and consultation with a printed dictionary.
Palavras-chave: Leitura
Competência lexical
Dicionário
Blog
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://localhost:443/handle/prefix/83
Data do documento: 30-Jun-2014
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

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